Mundo

Só no Japão encontra o melhor uísque do mundo, segundo um guia de referência

yamazaki E o melhor uísque do mundo é… japonês. Chama-se ‘Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013’ e foi eleito nesta segunda-feira, por um guia que é considerado a ‘Bíblia do uísque’. Este puro malte japonês obteve 97,5 pontos em 100. E porque é que a Escócia fica de fora deste prémio? Na realidade, não fica. O japonês que criou este uísque estudou Química em Glasgow…

Quando pensa no melhor uísque do mundo o seu subconsciente é transportado para a Escócia, terra de referência nesta bebida. Pode escolher outro país, mas dificilmente optaria por um japonês.

Mas a verdade é que mora no Japão o melhor uísque do mundo, eleito por uma publicação muito respeitada – um guia considerado a ‘Bíblia do uísque’, de Jim Murray.

A bebida que conquistou o primeiro lugar, nesta segunda-feira, chama-se ‘Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013’. É “seco e espesso, redondo como uma bola de bilhar”, segundo a nota de prova. Este puro malte japonês obteve 97,5 pontos em 100 possíveis.

Foi a primeira vez que um uísque do Japão conquistou este prémio. E o curioso é que o guia não colocou um único escocês nos cinco primeiros lugares.

Seguem-se na tabela, três uísques norte-americanos: William Larue Weller, Sazerac Rye 18 Year Old e Four Roses, por esta ordem.

Mas justiça seja feita à Escócia. É que o melhor uísque do mundo tem raízes escocesas, uma vez que o criador do ‘Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013’ viveu em Glasgow.

Casou com uma escocesa e regressou ao seu país, estabelecendo-se em Yamazaki, perto de Quioto, onde criou esta destilaria. Saiba também que no Japão faz-se uísque há quase 100 anos.

Jim Murray, criador deste guia, espera agora que as destilarias escocesas percebam que não podem dormir na sombra do prestígio alcançado.

“É chegada a hora de uma dose de humildade, para que se perceba que algo se perdeu”, recomenda Murray.

 

Em destaque

Subir