Tecnologia

É estranho. O Facebook propõe aos ex-namorados que sejam falsos amigos

Acabou o namoro? O Facebook propõe uma ferramenta que lhe permite afastar-se do ‘ex’ sem que ele ou ela saibam… A rede social dos amigos propõe aos utilizadores uma forma de falsa amizade.

Estranhíssimo é o facto de o Facebook, a rede social dos amigos, impedir que se cumpra o grande princípio do final de namoro: “A nossa relação chegou ao fim, mas podemos continuar a ser amigos”.

Uma nova ferramenta criada pela rede social facilita a tarefa de afastar-se do seu ex-namorado ou ex-namorada, permitindo controlo sobre quanta informação quer ter sobre a pessoa com quem manteve relação.

Com esta funcionalidade, deixa de ser necessário romper a amizade no Facebook – ainda que esse continue a ser o modo mais eficaz de cortar com o passado. E por isso esta ferramenta pode provocar estranheza.

Essa ferramenta vai permitir limitar a quantidade de informação do antigo namorado ou namorada na rede social, determina também que tipo de dados a essa pessoa tem acesso sobre a atividade do ‘ex’, e torna ainda possível visualizar posts antigos, naquela altura em que o namoro estava no auge. E por isso esta ferramenta provoca ainda mais estranheza.

As alterações propostas agora pela rede social serão disponibilizadas ao utilizador no momento em que este altera o estado no Facebook. Ou seja, quando a rede social é ‘informada’ de que aquela pessoa terminou o namoro.

“Esperamos que estas ferramentas ajudem as pessoas a terminarem um relacionamento no Facebook com mais facilidade”, explica Kelly Winters, gestora de produtos da empresa.

E agora a ferramenta adquire ainda mais estranheza. O Facebook acredita ter o poder de ajudar as pessoas a terminar o relacionamento. Estranho, não?

Mas o curioso é que existem já diversas formas de conseguir aceder a esta ‘ajuda’ do Facebook. A rede social já dispõe de inúmeras opções que concedem ao utilizador poder de controlo sobre quem quer acompanhar ou, pura e simplesmente, apagar da sua ‘vida na rede’.

O modo mais radical é terminar a amizade. Mesmo sem o fazer, era possível deixar de seguir a pessoa. Mais. É permitido bloqueá-la e deixar de ceder informações. Sobre reviver o passado, bastaria recuar na linha de tempo…

A nova funcionalidade do Facebook estará disponível para utilizadores  móveis, mas a rede social lembra que a ferramenta é opcional.

E também é estranho que o anuncie, já que impor a um potencial coração partido tomar opções num espaço virtual seria, mais do que estranho, caricato.

Estranhíssimo é o facto de o Facebook, a rede social dos amigos, impedir que se cumpra o grande princípio do final de namoro: “A nossa relação chegou ao fim, mas podemos continuar a ser amigos”.

Em destaque

Subir