Mundo

Halloween assinalado com doodle, bruxas, sustos, fantasmas e muita arte

halloween 2014 Celebra-se hoje o Halloween, Dia das Bruxas. E a Google não deixa passar a efeméride, dedicando-lhe um doodle. Aliás, diversos doodles. O Halloween tem tradição nos países anglo-saxónicos, sobretudo nos EUA, Canadá, Reino Unido e Irlanda, e tem origem em povos antigos, sendo que não existe informação sobre a data em que se começou a celebrar. Em Portugal, o Dia das Bruxas inspira cada vez mais pessoas.

Hoje, os cibernautas que visitem o motor de busca verão letras assustadoras, espantalhos com vida, bruxas, abóboras saltitantes e fantasmas, numa divertida homenagem ao Dia das Bruxas.

O Halloween tem tradição nos países anglo-saxónicos, sobretudo nos EUA, Canadá, Reino Unido e Irlanda, e tem origem em povos antigos, sendo que não existe informação sobre a data em que se começou a celebrar. Em Portugal, o Dia das Bruxas inspira cada vez mais pessoas.

Em termos etimológicos, pensa-se que o termo ‘Halloween’ resulta do facto de se festejar na noite sagrada (“hallow evening”, em Inglês), a partir do pôr do sol, entre 31 de outubro e 1 de novembro.

Nos países de língua oficial portuguesa, não se utiliza o termo “Halloween”, mas “Noite de Bruxas”.

Mas há mais teorias sobre o termo: a Igreja Católica tentou eliminar a festa pagã do Samhain, colocando algumas limitações à véspera do Dia de Todos os Santos.

E assim este dia, nos países de língua inglesa, foi chamado de “All Hallows’ Eve”.

Ao longo dos anos, Halloween foi adquirindo um caráter recreativo e propagou-se a outros países, entre os quais Portugal.

A noite das bruxas passou também a ser usada como trunfo para incentivar ao consumismo e é tema de festas em discotecas, ao mesmo tempo que provoca uma verdadeira corrida aos doces.

No entanto, nos Estados Unidos há verdadeiras loucuras: espetáculos luminosos e sonoros que mantém viva esta tradição secular, que ganha adeptos em Portugal.

Há quem considere este festejo um perfeito disparate, a celebração de uma festa pagã sem sentido…

Visão diferente tem a Google, que ano após ano tem assinalando o Halloween na sua página principal, com doodles divertidos, recorrendo a muita imaginação.

Quem disser que o Halloween já não é o que era estará totalmente enganado. Um estudo divulgado no CNN Money revela que sete em cada 10 norte-americanos celebraram a noite de bruxas, que se assinalou na noite desta segunda-feira.

A ‘generosidade’ americana no Halloween é superada, de longe, pelo Dia de Ação de Graças… Só o Natal bate este feriado, no que concerne à despesa.

Segundo um relatório, cada norte-americano gastou cerca de 50 euros, em média, o que representa um valor total que ronda os 4,8 mil milhões de euros, entre doces, indumentárias, ou artefactos, além da decoração das casas.

Mas há mais dados assustadores: apenas três em cada 10 norte-americanos ignoraram o feriado. Mais: no ano passado, estimou-se que 41 milhões de crianças tenham participado nesta caça às bruxas.

Boa disposição, disfarces, festas, decorações e, sobretudo, doces. Cada americano gastou em média 15 euros apenas em doces, para evitar uma travessura…

No que diz respeito a máscaras, o gasto atingiu os 1,8 mil milhões de euros. Outros números dizem respeito a máscaras para animais. Foram gastos dois mil milhões de euros para trajar o amiguinho a rigor.

Igualmente fiel ao Halloween é a Google, que todos os anos dedica grande atenção ao festejo. Em 2014, diversos doodles provam esta teoria.

Em destaque

Subir