Tecnologia

E da urina faz-se luz: quatro nigerianas apresentam gerador de seis horas por litro

gerador urinaQuatro jovens nigerianas apresentaram, numa feira de tecnologia, um gerador capaz de produzir seis horas de eletricidade por cada litro de urina. A eletrólise da uréia é uma tecnologia já conhecida, mas pode abrir caminho a uma nova fonte de energia renovável.

Poderá a fatura da eletricidade ser paga no saneamento? Na Nigéria, um dos maiores exportadores de petróleo (e um dos países com elevado índice de desigualdade nos rendimentos), quatro jovens foram a uma feira de tecnologia apresentar um gerador capaz de produzir eletricidade durante seis horas tendo por combustível um litro de urina.

O princípio utilizado por Akindele Abiola (14 anos), Bello Eniola (15), Duro-Aina Adebola (14) e Faleke Oluwatoyin (14) é o da eletrólise. A ureia, principal composto da urina, é separado do hidrogénio, o qual é filtrado e, numa unidade com borato de sódio, a humidade é removida e o gás é encaminhado para o gerador.

Este gerador, apresentado na “Make Fair Africa”, em Lagos (Nigéria), apresenta ainda falhas que o impedem de ser utilizado em larga escala. Para além de uma avaria poder converter o gerador numa bomba de gás, é necessário fazer evoluir a célula eletrolítica, pois esta requer energia elétrica para desenvolver o processo de eletrólise. Ainda assim, Gerardine Botte, a engenheira química que desenvolveu a eletrólise de urina, salientou que o gerador das quatro jovens nigerianas é “uma maneira única e elegante de tratar restos de urina” com o benefício de “gerar eletricidade”.

Apesar de ainda não ter sido ouvida, a norte-americana Carrie deve ser a grande opositora a esta fonte de energia renovável. Como o PT Jornal já contou, esta antiga atriz tem, desde 2006, o estranho vício de beber urina.

Em destaque

Subir