Nas Notícias

É carnaval e as férias de médicos e enfermeiros ficam mal

camas hospital Os médicos e os enfermeiros terão os pedidos de férias na época do carnaval condicionados, adianta hoje o Diário de Notícias. A ordem da tutela tem como finalidade garantir que as urgências mantêm a capacidade de resposta e surge juntamente com o anúncio de mais 569 camas nos hospitais.

É carnaval, ninguém leva a mal, diz o adágio popular. Tirando os médicos e os enfermeiros, de acordo com a notícia hoje avançada pelo Diário de Notícias…

Segundo este jornal, os profissionais de saúde que desejem tirar alguns dias de férias no período de carnaval terão o pedido condicionado à capacidade de resposta das urgências hospitalares.

Com o intuito de garantir que as urgências mantêm o normal funcionamento num período festivo, o Ministério da Saúde deu instruções, garante o DN, para que as administrações regionais de saúde só viabilizem as férias depois de asseguradas as escalas para as urgências.

O despacho, refere ainda a notícia, foi assinado por Fernando Leal da Costa, o secretário de estado da Saúde.

Para além do período festivo, o carnaval enquadra-se ainda na principal época da gripe.

Como está previsto o aumento da afluência às urgências, em especial devido ao período gripal, o mesmo despacho avançou com mais medidas para garantir a capacidade de resposta.

Ainda citando o DN, a tutela autorizou a abertura de mais camas disponíveis nos internamentos e o alargamento dos horários em mais centros de saúde.

Assim, foram reabertas mais 569 camas e outras 471 estão prontas para reabrir em unidades do Serviço Nacional de Saúde.

Em destaque

Subir