Nas Notícias

Duas horas de ‘greve’ contra a “grave situação financeira” da Universidade de Coimbra

joao gabriel silvaÀs 11h00 de amanhã, a Universidade de Coimbra vai encerrar. Simbolicamente, durante duas horas, só estarão a funcionar os serviços mínimos. Uma ‘greve’ para demonstrar a “grave situação financeira” da instituição antes que seja aplicado “o anunciado corte de cerca de 10 por cento”.

Nem aulas, nem investigação, nem qualquer atividade universitária: amanhã, durante duas horas, a Universidade de Coimbra (UC) vai encerrar. Só os serviços mínimos estarão disponíveis entre as 11h00 e as 13h00, como forma de demonstrar o efeito dos cortes previstos para o ensino secundário. “O anunciado corte de cerca de 10 por cento no Orçamento para 2013 põe em causa a continuidade da universidade pública”, explicou o reitor, João Gabriel Silva.

Alunos, docentes, investigadores e todas as pessoas envolvidas com a UC serão convidados a comparecer, às 11h30, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), onde a reitoria dará a conhecer a “grave situação financeira” da instituição em particular e do ensino superior em geral. Às 12h00, será lida “uma declaração conjunta de todos os reitores como forma de mostrar que, de facto, a situação é grave”, explicando ao Governo “que um rumo diferente tem de ser seguido”.

“Depois de sucessivos embates da crise portuguesa, o orçamento que está a ser proposto para o próximo ano não permite o funcionamento em condições adequadas da Universidade de Coimbra e das universidades portuguesas”, argumenta João Gabriel Silva, salientando que “é importante que todos saibam qual é a situação para em conjunto conseguirmos levar a que o Governo e a Assembleia da República alterem essa mesma proposta de Orçamento”.

As declarações do reitor de Coimbra surgem no mesmo dia das críticas do reitor da Universidade do Porto e da promessa do ministro da Educação em corrigir a situação. Leia mais aqui.

Em destaque

Subir