Cultura

Durante quinze dias, Guimarães vive ao ritmo do jazz

jazzNo ano em que o festival celebra a sua 21.ª edição e Guimarães é Capital Europeia da Cultura, o Centro Cultural Vila For é, uma vez mais, o palco privilegiado para a realização do Guimarães Jazz.

Numa edição que propõe ao público projetos, imaginados e executados por músicos excecionais e de influência incontornável no jazz, o programa do Guimarães Jazz 2012 contempla concertos, oficinas de jazz, jam sessions e animações musicais em vários locais da cidade, prometendo deixar uma marca distintiva que o reafirma como um dos mais sólidos, consistentes e arrojados festivais de jazz do país.

A primeira semana de concertos do Guimarães Jazz tem início já esta quinta-feira.

“Herbie Hancock Plugged In: A Night of Solo Explorations”, “Bill Frisell / Bill Morrison: The Great Flood”, “Dave Douglas & Joe Lovano Quintet: Sound Prints”, “Big Band e Ensemble de Cordas da ESMAE dirigidos por Jacam Manricks” e “Lucian Ban Enesco Re-Imagined” são os cinco concertos que marcam a primeira semana do festival.

No espetáculo de abertura do Guimarães Jazz, agendado para esta quinta-feira, às 22h00, o público terá a oportunidade, rara, de presenciar um concerto, a solo, de um dos mais influentes e controversos músicos de jazz vivos. Ver atuar Herbie Hancock a solo é o mesmo que dizer que estamos perante a possibilidade de assistir, após uma longa carreira de constantes inflexões e digressões pelos mais diversos territórios musicais contemporâneos, a um dos nomes mais importantes da música do século XX regressando aos fundamentos mais básicos, pessoais e íntimos da sua obra. Herbie Hancock é um pianista e compositor superlativo cuja obra marca, de forma incontornável, a história do jazz, detentor de uma linguagem pessoal inovadora, que abriu o caminho para o jazz de fusão e que se define pela confluência de estilos em constante mutação e personificação.

Pelas 22h00 do dia seguinte (09 de novembro), o festival apresenta o projeto de colaboração entre o guitarrista Bill Frisell e o artista Bill Morrison, no qual o músico tocará, ao vivo, acompanhado pela projeção, a música criada para “The Great Flood”, o filme que Morrison concebeu a partir das imagens de arquivo da grande cheia do Mississippi de 1927, uma tragédia que moldou e reconfigurou a cultura e o imaginário coletivo da América. Ao lado de Bill Frisell estarão Ron Miles no trompete, Tony Scherr no contrabaixo e Kenny Wollesen na bateria.

No sábado (10 de novembro), às 22h00, é a vez do Guimarães Jazz receber o projeto “Sound Prints” que reúne, como líderes de um quinteto, dois dos mais extraordinários e influentes músicos de jazz da atualidade: o saxofonista Joe Lovano e o trompetista Dave Douglas. Este projeto é, em parte, um gesto de homenagem a Wayne Shorter (o seu nome é uma alusão ao tema de Shorter Footprints e nele são interpretadas diversas composições da autoria do lendário saxofonista). Neste concerto, Joe Lovano e Dave Douglas serão acompanhados por três músicos de exceção (a contrabaixista Linda Oh, o pianista Lawrence Fields e o baterista Joey Baron) e dele poder-se-á esperar uma música formalmente exuberante e em constante procura dos pontos de interseção e confluência que definem o jazz mais contemporâneo.

No final do primeiro fim-de-semana do Guimarães Jazz, domingo (11 de novembro), estão programados dois concertos: o primeiro, às 17h00, mantém a proposta de residência em trabalho de colaboração entre os alunos da ESMAE e o compositor que os dirigirá, Jacam Manricks, numa semana intensiva de ensaios que proporciona a músicos muito jovens uma experiência de contacto com um universo profissional de elevada exigência. Jacam Manricks irá dirigir não apenas a big band mas também um ensemble de cordas da ESMAE que, direcionado para a interpretação do reportório clássico, encontrará, aqui, a oportunidade de confrontação com linguagens e abordagens artísticas exteriores ao seu universo. Às 22h00, o mais recente espaço cultural da cidade – a Plataforma das Artes e da Criatividade – recebe o concerto Lucian Ban Enesco Re-Imagined, uma homenagem do pianista de jazz Lucian Ban à vida e obra do violinista, compositor e pedagogo romeno George Enescu (1881-1955). Deste concerto podemos esperar a demonstração de que o jazz é, hoje, uma linguagem capaz de nos proporcionar uma revisitação e celebração criativa da tradição da música europeia do século XX, atualizando-a e relendo-a à luz dos princípios da gramática composicional jazzística. Em palco, ao lado de Lucian Ban estarão músicos de grande qualidade, alguns dos quais já presentes em edições passadas do Guimarães Jazz (como o saxofonista Tony Malaby e o trompetista Ralph Alessi), entre eles o contrabaixista de renome Mark Helias.

A segunda semana do festival é composta por mais quatro dias de espetáculos que incluem os restantes concertos que fecham o cartaz desta edição. A 14 de novembro, quarta-feira, chega-nos uma formação inédita que reúne um grupo impressivo de músicos emergentes na cena jazzística nova-iorquina. Esta formação, criada pelo saxofonista Jacam Manricks a convite do Guimarães Jazz, atuará neste concerto e será, ao mesmo tempo, responsável pela orientação das oficinas de jazz e pela condução das jam sessions que irão preencher o espaço mais informal e interativo do festival. Jacam Manricks, saxofonista australiano de ascendência portuguesa e figura emergente da cena jazzística de Nova Iorque, estará acompanhado pelo pianista Gary Versace, o guitarrista Raoul Bjorkenheim, o contrabaixista Phil Donkin e o baterista Ross Pederson. Dia 15 de novembro, quinta-feira, realiza-se a sétima edição do projeto de colaboração entre a editora TOAP e o Guimarães Jazz. Este concerto propõe um trabalho conjunto entre o músico João Paulo Esteves da Silva e a cada vez mais prestigiada Orquestra Jazz de Matosinhos. No final deste concerto, será lançada a edição discográfica da gravação do concerto do festival transato, que contou com a participação do pianista Óscar Graça, o contrabaixista Demian Cabaud e três representantes do jazz nova-iorquino: Akiko Pavolka (voz e fender rhodes), Nate Radley (guitarra) e Jochen Rueckert (bateria). O penúltimo dia do Guimarães Jazz será preenchido pelo concerto dos The Jazz Passengers. Este espetáculo insere-se no contexto da reunião do grupo após um período de hibernação de 12 anos e releva da incontornável influência da sua música no jazz atual. A marcar o encerramento, no dia 17, um trompetista prolífico e extraordinariamente versátil, Randy Brecker, fecha a edição de 2012 do Guimarães Jazz acompanhado da big band alemã WDR.

Os bilhetes para os espetáculos encontram-se à venda no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac, nas entidades aderentes da Bilheteira Online, no facebook do CCVF através da aplicação “Bilhetes”, bem como no site www.ccvf.pt onde poderá consultar toda a programação.

Além dos concertos, as atividades paralelas do festival permitem ao público experienciar o jazz de múltiplas formas em Guimarães. De 5 a 17 de novembro, há um bom motivo para prestar atenção ao passear pela cidade. As animações musicais promovidas pelo festival poderão surpreender a qualquer momento, deixando o jazz surgir em contextos quotidianos menos previsíveis, procurando envolver a população naquele que é o principal festival da cidade.

As caraterísticas jam sessions acontecem entre os dias 08 e 17 e conferem ao Guimarães Jazz uma das suas facetas identificadoras, revelando a componente de improvisação e o lado mais informal do jazz e permitindo que o público menos conhecedor desta música a possa ouvir num ambiente mais direto e próximo dos músicos. Este ano, as jam sessions no Convívio – Associação Cultural e no Café Concerto do CCVF serão protagonizadas pela formação liderada pelo saxofonista Jacam Manricks. Durante o festival, serão ainda realizadas jam sessions no São Mamede – Centro de Artes e Espetáculos pelos alunos da ESMAE.

Já as oficinas de jazz figuram-se como uma oportunidade única de interação e troca de experiências. Tal como as jam sessions, são dirigidas pelos músicos residentes que se deslocam propositadamente dos EUA a convite do festival, fixando-se em Guimarães durante duas semanas. Este ano, as oficinas de jazz são orientadas por Jacam Manricks (saxofone), Gary Versace (piano), Raoul Bjorkenheim (guitarra), Phil Donkin (contrabaixo) e Ross Pederson (bateria), decorrendo entre 12 e 16 de novembro, no Centro Cultural Vila Flor.

Em destaque

Subir