Motores

Duplo pódio para Tiago Monteiro e título do WTCC para ‘Pechito’ Lopez

TiagoMonteiroPodioMotegi

Tiago Monteiro conseguiu subir ao pódio nas duas corridas do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) disputadas este domingo no circuito japonês de Twing Ring Motegi. Uma prova que consagrou José Maria Lopez e a Citroën com os títulos mundiais de pilotos e marcas respetivamente.

O piloto português da Honda tinha por missão defender a segunda posição do campeonato, e embora tenha arrancado da sétima posição para o primeiro confronto conseguiria secundar da melhor forma os seus companheiros de equipa Norbert Michelisz e Robert Huff.

Foi importante um excelente arranque de Tiago, que conseguiu passar para o quarto, e depois atacou e passou Thed Bjork ganhando o terceiro posto ao sueco da Volvo, afastando-se rapidamente para ficar a ‘salvo’ dos ataques de José Maria Lopez e Yvan Muller.

Já na segunda corrida ‘Pechito’ Lopez fez uma prova a pensar no título e permitiu que Muller vencesse o confronto, pois já matematicamente o francês não lhe podia roubar a vitória no campeonato.

Atrás dos dois pilotos da Citroën Tiago Monteiro fez uma corrida inteligente, pois não conseguia acompanhar o andamento dos C-Elysée oficiais mas lograva defender-se do semi-oficial de Mehdi Bennani, para repetir o terceiro lugar do primeiro confronto.

18 MONTEIRO Tiago (por) Honda Civic team Castrol Honda WTCC action during the 2016 FIA WTCC World Touring Car Championship race at Motegi from September 2 to 4  Japan - Photo Francois Flamand / DPPI

“Na primeira corrida recuperei várias posições na partida o que ajudou bastante. Depois, mesmo com as dificuldades resultantes dos 80 quilos de lastro, dei tudo o que tinha, ainda consegui mais uma ultrapassagem e levei o carro aos limites para conseguir chegar a terceiro. Foi uma corrida importante para a Honda que monopolizou o pódio, um feito única na sua corrida em ‘casa'”, afirmou Tiago Monteiro a propósito.

Relativamente ao segundo confronto o piloto do Porto referiu: “Arrisquei mais uma vez e fui bem sucedido. Nesta fase, há que correr todos os riscos para atingir os objectivos. Nem sempre corre bem, na Argentina não correu tão bem, mas felizmente este fim-de-semana acabou por resultar. Não pensávamos ser possível conquistar dois pódios, por isso estamos muito contentes e com motivação acrescida para as restantes provas da temporada”.

A próxima prova do WTCC acontece na China a 24 e 25 de Setembro.

PechitoLopezMotegi2

Classificação
Corrida 1
1.º Norbert Michelisz (Honda) 13 voltas
2.º Rob Huff (Honda) a + 1,358s
3.º Tiago Monteiro (Honda) + 2,173s
4.º José María López (Citroën) + 3,609s
5.º Yvan Muller (Citroën) + 4,805s
Corrida 2
1.º Yvan Muller (Citroën) 14 voltas
2.º José María López (Citroën) + 1,045s
3.º Tiago Monteiro (Honda) + 2,561s
4.º Mehdi Bennani (Citroën) + 3,280s
5.º Nestor Girolami (Volvo) + 5,204s6

Em destaque

Subir