Mundo

Duplo atentado na Somália fez sete mortes perto do Palácio presidencial

Pelo menos sete pessoas morreram hoje, em Mogadíscio, num duplo atentado com um carro armadilhado reivindicado pelos islamitas somalis shebad e cometido perto do palácio presidencial, afirmaram fontes policiais.

“Confirmamos a morte de sete pessoas em duas explosões e, pelo menos, mais 10 pessoas ficaram feridas”, disse à Agência France Presse (AFP) Ibrahim Mohamed, um responsável da polícia local.

“As forças de segurança isolaram a zona e está em curso um inquérito”, acrescentou.

A televisão somali Universal TV, com sede em Londres, indicou que três dos seus colaboradores morreram no duplo atentado, entre os quais um jornalista que possuía nacionalidade somali e britânica, Awil Dahir.

A primeira explosão ocorreu num posto de controlo perto do Teatro Nacional, situado a cerca de 500 metros do palácio presencial.

“A segunda explosão foi muito forte”, declarou à AFP Idil Hassan, uma testemunha. “Vi muitos cadáveres, entre os quais de elementos das forças de segurança”, disse.

O duplo atentado foi reivindicado pelos islamitas shebad, filiados na Al Qaida, que indicaram num comunicado ter atingido “um posto de controlo de segurança que protegia o palácio presidencial”.

Expulsos de Mogadíscio em 2011, os shebad perderam o essencial dos seus bastiões. Mas controlam ainda vastas zonas rurais onde mantêm operações de guerrilha e atentados suicidas contra a capital e alvos governamentais, de segurança e civis.

Juraram derrotar o governo somali, apoiado pela comunidade internacional.

Em destaque

Subir