Mundo

Duas suspeitas de Covid-19 em Portugal não se confirmam mas há um novo doente

Os exames aos casos suspeitos em Portugal de infeção do novo coronavírus de uma criança em Lisboa e de uma outra pessoa no Porto deram resultado negativo, informou hoje a Direção-Geral de Saúde, que anunciou um 11.º doente.

Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) refere que ambos os casos suspeitos (o 9.º e o 10.º registados em Portugal, sendo uma criança regressada da China que foi encaminhada para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, e outro doente que foi dirigido para Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto) foram sujeitos a análises pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas.

Noutro comunicado enviado hoje, a DGS revela que foi validado um 11.º caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (covid-19) em Portugal.

“Trata-se de uma doente que foi encaminhada para o Centro Hospitalar Universitário de São João”, segundo a DGS, e que ficará a aguardar os resultados das análises.

Este é um dos hospitais de referência para os casos de covid-19, à semelhança do Curry Cabral e Dona Estefânia, em Lisboa.

Já houve em Portugal outros oito casos suspeitos, que não se confirmaram.

O coronavírus Covid-19 provocou 1.775 mortos e infetou cerca de 71.300 pessoas a nível mundial.

A maioria dos casos ocorreu na China, onde a epidemia foi detetada no final de 2019.

Além de 1.770 mortos na China continental, há a registar um morto na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas, um no Japão, um em França e um em Taiwan.

As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei, no centro do país, para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), há 45 casos confirmados na União Europeia e no Reino Unido.

Em destaque

Subir