Nas Notícias

Duas otárias apreendidas e devolvidas ao Circo Chen

otarias 210otarias bigA GNR apreendeu duas otárias ao Circo Chen, por falta do registo obrigatório pela lei internacional. Os animais ficaram à guarda do proprietário do circo, que poderá ter de pagar uma coima cujo limite mínimo é de 38.500 euros.

A GNR apreendeu duas otárias, um animal da família das focas, durante uma inspeção ao Circo Chen, em Lisboa. A situação ocorreu cerca de uma semana depois da mediática apreensão de nove leões ao Circo Victor Hugo Cardinali.

Os motivos para a apreensão são iguais, explicou o capitão Alves, da GNR: os responsáveis pelo circo, que se encontra em atividade na antiga Feira Popular de Lisboa, em Entrecampos, “não têm registo ao abrigo da convenção CITES”, a lei internacional que regula o comércio de espécies ameaçadas de extinção.

As duas otárias apreendidas foram confiadas, no término da ação inspetiva, ao “fiel depositário nomeado”, no caso o proprietário do circo. Contudo, este responsável poderá ser alvo de uma coima cujo montantemínimo é de 38 mil euros.

A inspeção, realizada por militares do Núcleo de Proteção Ambiental do Comando Territorial de Sintra da GNR e técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF), teve o nome de “Operação Coliseu 2013”.

Em destaque

Subir