Nas Notícias

Duarte Lima não foi alvo de inquérito da Ordem dos Advogados

juizO advogado Duarte Lima não foi alvo de um inquérito, segundo garantiu, em declarações à Lusa, o presidente do Conselho de Deontologia de Lisboa, Rui Santos. A Ordem dos Advogados pretende apenas “apreciar o caso” e só tomará qualquer medida contra Duarte Lima se houver condenação, no caso da morte de Rosalina Ribeiro.

Duarte Lima não é alvo de qualquer inquérito na Ordem dos Advogados, segundo garante o Conselho de Deontologia de Lisboa do órgão liderado por Marinho Pinto. Apesar de, durante esta terça-feira, o caso ser alvo de uma análise, não está em causa o livre exercício da advocacia por parte de Duarte Lima.

O caso do advogado português – acusado da morte de Rosalina Ribeiro, atualmente com um mandato de captura emitido por um juiz brasileiro e um pedido pendente de habeas corpus – levou o Conselho de Deontologia da Ordem a analisar “toda a envolvência” da história.

Rui Santos referiu também à Lusa que as autoridades brasileiras não apresentaram qualquer pedido à Ordem dos Advogados. Nesse sentido, “não foi aberto qualquer inquérito contra o advogado”, que pode continuar a exercer.

Este esclarecimento surge na sequência de notícias que apontavam um alegado inquérito disciplinar com Duarte Lima como alvo.

Em destaque

Subir