Nas Notícias

Duarte Lima em liberdade: Tribunal entende que perigo de fuga está “diminuído”

duarte limaduarte lima interrogatorioDuarte Lima está em liberdade. De acordo com o advogado do ex-político, o tribunal entende que “o perigo de fuga está diminuído”e revogou a prisão domiciliária. O antigo líder parlamentar do PSD tem agora, como medida de coação, o termo de identidade e residência.

Duarte Lima já está em liberdade, depois do tribunal ter revogado a prisão domiciliária para o antigo líder parlamentar do PSD, um dos arguidos no caso BPN.

Foi o advogado de Duarte Lima, Raul Soares da Veiga, a revelar à Lusa esta decisão “tardia” dos juízes.

“Houve uma reapreciação da medida de coação e considerou-se que o perigo de fuga e outros do género estão diminuídos”, justificou o causídico.

Em vez da prisão domiciliária, Duarte Lima está sujeito à mais leve medida de coação: o termo de identidade e residência.

O ex-político continua proibido de viajar para o estrangeiro.

Detido em 17 de novembro de 2011, como arguido num processo relacionado com aquisição de terrenos no concelho de Oeiras com um empréstimo concedido pelo BPN, Duarte Lima viu a 7.ª Vara Criminal de Lisboa renovar, ainda no mês passado, a prisão domiciliária.

Antes, o ex-deputado ‘laranja’ passou ainda pela prisão preventiva, alterada em maio de 2012 para a prisão domiciliária.

Acusado de três crimes de burla qualificada, dois crimes de branqueamento de capitais e um crime de abuso de confiança na forma agravada, era o único dos seis arguidos em julgamento que se mantinha em prisão domiciliária.

Pedro Lima, o filho de Duarte Lima, está indiciado da prática de um crime de burla qualificada e de um crime de branqueamento de capitais, mas está em liberdade depois de ter pago uma caução de meio milhão de euros.

Em destaque

Subir