Velocidade

DTM: Penalização estraga prova de Filipe Albuquerque em Hockenheim

albuquerque hockenheimalbuquerque hockenheim510Filipe Albuquerque não teve o começo de temporada que desejava no Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM), já que depois de um excelente início de corrida acabou por ver o seu esforço estragado por uma inoportuna penalização, devido a excesso de velocidade nas boxes.

Apesar de largar apenas da 16.º posição da grelha de partida, em virtude das dificuldades sentidas na qualificação de sábado, face a uma pista que secou mais depressa do que se pensava, o piloto português da Audi realizou um bom arranque para a corrida, ganhando três posições só na primeira volta.

Depois, a determinação de Albuquerque e percalços de alguns adversários permitiram-lhe chegar ao 11.º posto. E quando parecia que poderia chegar aos pontos tudo ficou comprometido no segundo ‘pit-stop’ obrigatório. Já que o excesso de velocidade na ‘pit lane’ do Audi RS5 n.º 6 lhe valeu uma penalização com ‘drive trhough’ (passagem de novo pelas boxes).

A partir daí o piloto de Coimbra viu o seu resultado limitado à mesma posição em que iniciara a corrida, que não espelha de forma alguma a sua prestação em pista.

“Após a primeira paragem nas boxes não ficou ligado o ‘speed-limit’, o que me levou a exceder a velocidade máxima e como consequência a penalização. Ficou assim estragada toda a recuperação que já tinha feito”, explicou Filipe Albuquerque.

“Depois de uma qualificação complicada penso que, exceção feita à penalização, em corrida tive um início auspicioso e que me deixa boas perspetivas para as corridas que aí vêm. Estou triste com o que aconteceu, mas satisfeito por ter percebido que temos andamento para andar na frente”, acrescentou o piloto português.

farfus hockenheim2

A corrida foi ganha pelo brasileiro Augusto Farfus, que levou o seu BMW à vitória após uma prova em que soube jogar muito bem com a estratégia, uma vez que arrancou da segunda posição e soube parar na altura certa para trocar os pneus opcionais da Hankook e depois atacar a liderança entretanto ganha por Daniel Juncadela.

Dirk Werner ainda esteve na liderança, mas ao parar mais tarde o alemão da BMW teve de se contentar com a segunda posição, à frente de Christian Viettoris, que foi o melhor piloto da Mercedes nesta prova de abertura do DTM’2013.

A próxima corrida do campeonato está marcada para 19 de Maio no circuito britânico de Brands Hatch.

Classificação

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir