Velocidade

DTM: Félix da Costa termina fora dos pontos em Oschersleben

FelixDaCostaOschersleben414FelixDaCostaOschersleben414 600António Félix da Costa concluiu pela primeira vez uma prova do campeonato alemão de carros de turismo (DTM), mas fê-lo fora dos pontos, na corrida que este domingo se disputou no circuito de Oschersleben.

O piloto português da BMW arrancou da terceira posição da grelha de partida – já que Miguel Molina perdeu a ‘pole position’ devido a uma infração no seu Audi RS5 –, mas apesar de um bom começo de corrida acabou por ser afetado pela estratégia das paragens.

A prova foi marcada pela chuva que começou a cair após as primeiras voltas, o que acabou por obrigar a maioria dos pilotos da frente a parar para trocar de pneus antes de alguns da retaguarda, que o tinham feito mais tarde.

Félix da Costa, que chegou a rodar na quarta posição atrás de um quarteto de Audi liderados por Jamie Green, foi um dos prejudicados pelas várias entradas em pista do Safety Car, devido a alguns incidentes.

Uma segunda paragem nas boxes para montar de novo pneus ‘slick’ acabou por relegar o piloto de Cascais para o 13.º posto, que na última volta se transformou na 11.ª posição devido a percalços de outros concorrentes.

“Foi uma corrida de loucos à chuva. A uma certa altura nem eu próprio sabia em que lugar estava. Hoje não foi o meu dia. Acabou por ganhar quem arriscou mais na estratégia de pneus e não o mais rápido. Às vezes as corridas são assim”, observou o piloto de Cascais.

“Estivemos rápidos e acredito que em condições normais teríamos lutado pelo pódio. Estou contente na BMW e sei que estamos no caminho certo. Em breve teremos razões para festejar”, acrescentou convicto António Félix da Costa.

VietorisOschersleben214 600Christian Vietoris acabou por emergir como um vencedor surpresa, já que o alemão da Mercedes foi um dos poucos a parar somente uma vez, tal como Mike Rockenfeller, que terminou ‘colado’ à traseira do Classe C AMG na segunda posição, com Edoardo Mortara a completar o pódio final.

Classificação

1.º Christian Vietoris (Mercedes) 44 voltas
2.º Mike Rockenfeller (Audi) + 0,674s
3.º Edoardo Mortara (Audi) + 7,769s
4.º Paul Di Resta (Mercedes) + 8,906s
5.º Augusto Farfus (BMW) + 9,326s
6.º Miguel Molina (Audi) + 13,051s
7.º Timo Scheider (Audi) + 20,503s
8.º Gary Paffett (Mercedes) + 20.597s
9.º Martin Tomczyk (BMW) + 23,079s
10.º Adrien Tambay (Audi) + 24,340s
11.º António Félix da Costa (BMW) + 24,620s

Em destaque

Subir