Filipe Albuquerque realizou a sua melhor prova da época no Campeonato Alemão de Carros de Turismo este domingo em Nurburgring, pois se o piloto português da Audi ficou à beira das posições pontuáveis chegou a rodar entre os sete primeiros antes da sua segunda paragem nas boxes.
Mais uma vez o Team Rosberg deixou muito a desejar no derradeiro ‘pit stop’, fazendo Albuquerque perder lugares que tinha ganho na fase intermédia da corrida, quando era um dos pilotos mais rápidos em pista. Isso fez com que terminasse num inglório 11.º posto.
“Mostramos um grande andamento, quer com chuva quer com piso seco, e penso que esta corrida marca o ponto de viragem. Sair de 17.º e chegar a sétimo com aquelas condições foi um feito notável”, começou por assinalar o piloto de Coimbra.
“No entanto não há muito que eu possa fazer nos pit-stop. Ou corre bem ou corre mal. Entrei nas boxes na frente dos mais diretos adversários e saí atrás de todos eles”, desabafa Filipe Albuquerque.
Até à segunda paragem nas boxes o piloto português tinha lutado com pilotos mais cotados como Mattias Ekstrom, Bruno Spengler ou Jamie Green, por isso a sua frustração é grande.
“Mesmo depois de tudo fazer para recuperar lugares, acontecer isto torna-se impossível fazer mais. Ficar em 11.º depois de todo o trabalho em pista é morrer na praia. Terminar em sexto ou sétimo era viável até à última paragem”, conclui Albuquerque.
A prova acabou por ser ganha por Robert Wickens, que soube aproveitar muito bem as condições climatéricas e o atraso inicial de Mike Rockenfeller, envolvido numa colisão com Joey Hand na primeira curva. O canadiano da Mercedes venceu pela primeira vez na pista, contrariamente ao que tinha sucedido em Norisring, quando lhe foi atribuído o triunfo posteriormente depois da penalização a Mattias Ekstrom.
Classificação final
1.º Robert Wickens (Mercedes C AMG) 1h15m33,710s
2.º Augusto Farfus (BMW M3 DTM) + 2,158s
3.º Christian Vietoris (Mercedes C AMG) + 9,479s
4.º Mike Rockenfeller (Audi S5 DTM) + 20,524s
5.º Martin Tomczyk (BMW M3 DTM) + 27,104s
6.º Adrien Tambay (Audi S5 DTM) + 27,523s
7.º Marco Wittman (BMW M3 DTM) + 29,540s
8.º Miguel Molina (Audi S5 DTM) + 33,037s
9.º Jamie Green (Audi S5 DTM) + 39,972s
10.º Pascal Wherlein (Mercedes C AMG) + 40,486s
11.º Filipe Albuquerque (Audi S5 DTM) + 40,908s