Mundo

Drama humanitário na Somália: Fome deverá matar 6250 pessoas por dia

Dados da ONU indicam que, na Somália, mais de 750 mil pessoas devem morrer à fome, durante os próximos quatro meses. Este número representa uma média diária superior a 6250 vidas perdidas, ou 250 por hora.

O drama da seca extrema no Corno de África deixa quatro milhões de pessoas entre a vida e a morte. A Organização das Nações Unidas estima que, só na Somália, possam morrer cerca de 750 mil pessoas, até ao final do ano.

Só uma ajuda imediata da comunidade internacional poderá diminuir estes números assustadores, de sofrimento e morte lenta. A ONU emitiu uma nota onde apresenta estes dados e faz um alerta e um apelo aos países de todo o mundo.

O número de pessoas em risco está a aumentar de forma significativa. No anterior comunicado da mesma organização, em julho, havia 450 mil pessoas com a vida em risco devido à fome. Em apenas dois meses, esse número cresceu e atinge já quase 10 por cento da população total da Somália.

“Já há dezenas de milhar de vítimas mortais. Mais de metade eram crianças”, alerta a ONU, que sustenta ainda que em 30 por cento dos lares existe já subnutrição em estado avançado – casos que podem avançar para o risco de vida.

Em destaque

Subir