Nas Notícias

“Drama cómico” em França: Os 2000 comboios novos são demasiado largos

drama comico Nem sempre o que é novo é melhor. Em França, há 2000 comboios que não podem circular, apesar de ainda ‘cheirarem’ a novos: é que são demasiado largos para caber nos cais das estações. A culpa, diz a SNCF, é da RFF por não atualizar o mapa da ferrovia.

Há uma polémica a bordos dos comboios franceses. A SNCF, a operadora pública (equivalente à nossa CP), acusa a gestora da ferrovia, a RFF (em Portugal é a REFER), de fornecer mapas da ferrovia desatualizados.

O problema é que a SNFC encomendou mais de 2000 carruagens, num valor superior a 15 mil milhões de euros, que agora não podem circular: são demasiado grandes para caber nos cais das estações.

Este “drama cómico”, como lhe chamou o ministro dos Transportes, terá já obrigado ao gasto de mais de 80 milhões de euros em obras de adaptação nas plataformas.

“É como comprar um Ferrari e depois perceber que não cabe na garagem porque antes não tinha um Ferrari”, lamentou um porta-voz da RFF.

Ao dar as medidas, a gestora da ferrovia terá indicado as bitolas das estações mais recentes, o que impossibilita os novos comboios de circularem nas linhas regionais: em média, só cabem numa em cada seis estações.

O caso foi revelado numa reportagem do Le Canard Enchaîné.

Em destaque

Subir