Motociclismo

Dovizioso vence na Áustria após intenso duelo com Marquez

Foi uma corrida bem intensa aquela a que se assistiu no Grande Prémio da Áustria de MotoGP, disputada este domingo no Circuito de Red Bull Ring. Uma prova para a qual Marc Marquez largou da ‘pole position’, mas que desta vez se teve de contentar com a segunda posição.

A prova valeu pelo duelo entre o italiano da Ducati e o espanhol da Honda, que só foi decidido na última curva da corrida.

No entanto a corrida teve outros protagonistas, nomeadamente Jorge Lorenzo, que foi o primeiro líder depois de arrancar melhor do que todos os seus adversários. O espanhol da Ducati chegou a conseguir uma pequena vantagem nas duas primeiras voltas, mas depois foi Dovizioso quem passou para a frente, tendo já Marquez como opositor principal.

Enquanto Lorenzo descia para a quarta posição, superado por Dani Pedrosa, Dovizioso e Marquez entregavam-se a uma luta sem tréguas que iria durar as restantes 17 voltas da corrida. As trocas de comando entre os dois sucederam-se, uma vezes devido à vantagem da Ducati em certos pontos do circuito, outras porque a Honda permitia maior rapidez ao Campeão do Mundo.

Este duelo acabou por permitir a Pedrosa aproximar-se dos dois primeiros, mas não muito, e só quando chegou a derradeira volta e a última curva é que a contenda se decidiu em favor de Dovizioso. Marquez cortou a meta a apenas uma décima do italiano.

Os pilotos da Yamaha nunca estiveram em posição de discutir o pódio, e o melhor que conseguiram foi terminar atrás dos cinco primeiros, nos quais se incluíram Lorenzo e Johann Zarco. Maverick Viñales foi sexto diante de Valentino Rossi.

Classificação final
1º Andrea Dovizioso (Ducati) 39m43,323s
2º Marc Marquez (Honda) + 0,176s
3º Dani Pedrosa (Honda) + 2,661s
4º Jorge Lorenzo (Ducati) + 6,663s
5º Johann Zarco (Yamaha) + 7,262s
6º Maverick Viñales (Yamaha) + 7,447s
7º Valentino Rossi (Yamaha) + 8,995s
8º Alvaro Bautista (Ducati) + 14,515s
9º Loris Baz (Ducati) + 19,620s
10º Mika Kallio (KTM) + 19,776s

Em destaque

Subir