Nas Notícias

Dores nas costas são a segunda causa de visitas ao médico

dor_costas_900O Dia Mundial da Coluna assinala-se hoje, dia 16 de outubro. E estarão os portugueses a preocupar-se mais cedo com a coluna? As dores nas costas são a segunda causa em Portugal de visitas ao médico e afetam homens e mulheres.

Mochilas pesadas, muitas horas ao computador e hábitos sedentários são algumas das justificações apontadas por Luís Teixeira, cirurgião ortopédico e presidente da associação Spine Matters.

Os portugueses revelam uma tendência cada vez maior para procurar ajuda para as dores frequentes que sentem nas costas, existindo um aumento de nove por cento de pessoas em idade ativa a fazê-lo no Spine Center.

O problema que, anteriormente, era associado a faixas etárias superiores e a maleitas próprias da idade que o justificavam, está hoje relacinado com um estilo de vida predominantemente sedentário e, por isso, de promoção de uma postura incorrecta na maioria das tarefas do dia a dia. O alerta é feito pela Associação Spine Matters, no Dia Mundial da Coluna.

Entre janeiro e setembro deste ano, quase 2300 portugueses procuraram ajuda especializada no Spine Center – a maior unidade de cirurgia da coluna nacional – devido a dores nas costas, totalizando uma média de 244 consultas por mês.

De entre os pacientes, no ano de 2016, verificou-se ainda um aumento até à data de nove por cento dos casos em idade ativa (entre os 25 e os 55 anos) algo que Luís Teixeira, médico ortopedista e especialista da coluna, refere como sendo “cada vez mais uma tendência”, salientando os dados preocupantes da OMS que reforçam que sete em cada 10 pessoas terão algum problema na coluna durante a vida.

Apesar da procura ser crescente, o número de jovens com esta patologia está também a aumentar.

Recorde-se que segundo dados da Organização Mundial de Saúde, as dores nas costas são responsáveis por 50 por cento dos casos de incapacidade física na população adulta, levando 400 mil portugueses a faltarem ao trabalho por ano, a uma média superior a 33 mil por mês.

Esta tendência crescente, que é já a segunda causa de ida ao médico, tem ainda um saldo pesado nas contas públicas.

Em Portugal, só a taxa de absentismo e as reformas antecipadas provocadas pela dor crónica nas costas e articulações representa um despesa indireta de quase 740 milhões de euros anuais, de acordo com uma investigação desenvolvida, em 2012, pela Universidade Católica.

Como prevenir?

Seis conselhos do ortopedista Luís Teixeira para ter uma postura mais saudável no trabalho:

  1. Se trabalha longas horas frente ao computador sente-se com os joelhos ligeiramente mais altos do que as ancas, coloque o monitor ao nível dos olhos e os cotovelos ao nível da mesa;
  2. Se tem por hábito transportar objetos pesados, opte por segurá-los junto ao corpo e divida a carga equilibradamente dos dois lados de forma a não sobrecarregar tanto a coluna;
  3. Faça intervalos de 10 minutos de 50 em 50 minutos para circular e aliviar a pressão nas costas e a tensão acumulada nos ombros e zona cervical;
  4. Faça alongamentos, sobretudo ao nível dos braços, pescoço e costas;
  5. Use um tapete para o rato com suporte para o pulso de forma a prevenir tendinites e prefira cadeiras com apoios de braços;
  6. Fora do emprego pratique Ioga ou Pilates de forma a melhorar a sua postura, fortalecer os músculos abdominais que ajudam a suportar a coluna e aumentar a sua flexibilidade.

Em destaque

Subir