Ciência

Doodle marca 107.º aniversário de S. Chandrasekhar

O doodle marca hoje o 107.º aniversário de Subramanyan Chandrasekhar, o físico indiano, com nacionalidade norte-americana, que recebeu o Nobel da Física de 1983 por definir o Limite de Chandrasekhar.

Nascido em Lahore, a 19 de outubro de 1910, Subramanyan Chandrasekhar foi um dos cientistas que inspirou o astrónomo Carl Sagan.

A atração pelas estrelas corria-lhe no sangue: era sobrinho de Chandrasekhara Venkata Raman, também ele vencedor do prémio Nobel da Física.

Os seus estudos teóricos de processos físicos referentes à estrutura e à evolução das estrelas levaram a uma aplicação prática da famosa Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, no âmbito do estágio final da evolução das estrelas.

Quando apresentou os primeiros estudos, em Cambridge (Inglaterra), no ano de 1935, foi humilhado por alguns pares, mais invejosos da rápida ascensão deste cientista, como Arthur Eddington.

Segundo alguns especialistas, esse período atrasou a evolução da astrofísica entre 10 a 20 anos.

Subramanyan Chandrasekhar mudou-se para os EUA e aprofundou os estudos sobre massa e densidade das estrelas.

Esse trabalho foi reconhecido com o Nobel da Física de 1983, em especial pela definição do Limite de Chandrasekhar, a massa máxima possível para uma estrela anã branca, um dos estágios finais das estrelas que consumiram toda a energia.

Foi também distinguido com a nomeação de um asteróide (1958 Chandra) e um telescópio espacial (Chandra).

Subramanyan Chandrasekhar morreu em Chicago a 21 de agosto de 1995, com 84 anos.

Em destaque

Subir