Cultura

Doodle evoca estúdio de música eletrónica WDR na Alemanha

O doodle de hoje celebra o 66.º aniversário do estúdio de música eletrónica Westdeutscher Rundfunk (WDR), na Alemanha. Criado por Werner Meyer-Eppler, Herbert Eimert e Robert Beyer, tornou-se no primeiro estúdio dedicado em exclusivo à música eletrónica.

O WDR surgiu na cidade de Colónia com as experiências dos compositores Werner Meyer-Eppler, Herbert Eimert e Robert Beyer, que se juntaram na rádio NDWR para desenvolver sons produzidos com equipamentos eletrónicos.

Foi na noite de 18 de outubro de 1951. Preparando um programa para a rádio, a propósito da música eletrónica, os três compositores aproveitaram uma divisão da rádio para criar um estúdio inovador, onde sintetizaram sons eletronicamente.

Em breve o espaço se tornou num paraíso para músicos e produtores, que de todo o mundo rumavam ao WDR para editar e misturar sons, criar batidas e usar novos equipamentos de origem eletrónica.

Até ao ano 2000, o estúdio original continuou a empurrar os limites da música eletrónica e a desenvolver novos sons e ideias.

Nesta homenagem do Google, o doodle foi criado pelo ilustrador Henning Wagenbreth, que vive em Berlim, e celebra a diversidade de pensamento e imaginação que construiu o estúdio WDR e transformou as possibilidades da música.

Foi graças a este estúdio que a música eletrónica se separou em definitivo dos outros estilos, nomeadamente do rock. Desde o advento da guitarra elétrica e dos teclados eletrónicos que o rock mantinha uma relação muito particular, de atração e rejeição, com a eletrónica.

Em destaque

Subir