Cultura

Doodle evoca centenário de Amalia Hernández

O Google evoca no doodle de hoje os 100 anos do nascimento de Amalia Hernández, falecida em novembro de 2000.

Amalia Hernández Navarro nasceu a 19 de setembro de 1917 na cidade do México, no seio de uma família burguesa. O pai era um homem de negócios ligado aos interesses político e militar e foi à mãe que Amalia foi buscar o interesse pelas artes, em especial a música e o canto.

Com 17 anos, entrou para a Escola Nacional de Dança, dirigida por Nellie Campobello, com quem mais tarde se incompatibilizou.

Foi professora e coreógrafa de dança contemporânea no Instituto Nacional de Belas Artes do México, que tentou – sem grande sucesso – abrir às influências europeias.

Amalia Hernández foi a principal impulsionadora do baile folclórico mexicano e em 1952 fundou o Ballet Folclórico do México. Começou com oito bailarinos e no final da década já tinha mais de 60 elementos.

O Ballet Folclórico do México tornou-se famoso mundialmente ao representar o país nos Jogos Pan Americanos de 1959, em Illinois (EUA).

Desde 1960 que o Ballet Folclórico do México atua nas noites de domingo e quarta-feira no Palácio das Belas Artes, na cidade do México.

Criadora de mais de 60 coreografias, Amalia Hernández tornou-se num símbolo da diversidade da cultura mexicana, mostrando como a dança pode assimilar as influências de tradições pré-colombianas e mesoamericanas.

Amalia Hernández Navarro morreu na cidade do México a 5 de novembro de 2000.

Em destaque

Subir