Ciência

Doodle evoca 100.º aniversário de Sir John Cornforth, único australiano com Nobel da Química

O Google homenageia com o doodle de hoje Sir John Cornforth, o investigador australiano distinguido com o prémio Nobel da Química em 1975. O seu trabalho sobre a estereoquímica das reações de catálise das enzimas foi fundamental para o desenvolvimento da penicilina.

John Warcup Cornforth Junior nasceu em Sidnei, na Austrália, a 7 de setembro de 1917. Ainda com 10 anos, assistiu aos primeiros sinais da otosclerose, doença que o deixou completamente surdo aos 20 anos.

Com 16 anos, entrou na Universidade de Sidnei para estudar química orgânica e foi no laboratório da instituição que conheceu Rita, com quem casou.

Foi dos primeiros investigadores australianos a afirmar publicamente que os estudos científicos deviam ser do conhecimento público e não apenas de uma elite.

“Penso que o lado pior é a divulgação da informação. Se tivéssemos senso iríamos fazer um esforço concertado para tentar publicar imediatamente toda a informação científica disponível”, argumentou, numa entrevista ao ABC’s Science Show, em 1992.

John Cornforth especializou-se no estudo da estereoquímica das reações de catálise das enzimas, ou seja, a forma como moléculas semelhantes (neste caso, das enzimas) manifestavam reações que variavam consoante a estrutura dos átomos.

As descobertas do químico australiano foram fundamentais para a descoberta da penicilina, o antibiótico natural que Alexander Fleming desenvolveu a partir de um fungo cujas propriedades advêm das enzimas PBP.

O trabalho de John Cornforth foi tão importante que acabou distinguido com o título ‘Sir’ e, em 1975, com o Nobel da Química (partilhado com Vladimir Prelog), tornando-se no único australiano com este prémio.

Sir John Cornforth morreu a 14 de dezembro de 2013, com 96 anos.

Em destaque

Subir