Ciência

Doodle celebra equinócio de outono

O Google assinala com o doodle de hoje o equinócio de outono. A mudança da segunda para a terceira estação do ano ocorre no momento em que o sol cruza, na órbita visível a partir da Terra, a projeção da linha do equador, também conhecida como equador celeste.

Quando acontece o equinócio – e são duas vezes por ano, em março e em setembro – o Sol ilumina de igual forma os dois hemisférios da Terra.

Equinócio vem do latim ‘aequus’, que significa igual, e ‘nox’, ou noite. Isto significa que, no dia em que o Sol está exatamente perpendicular à Terra, o dia tem a mesma duração da noite: 12 horas para cada período.

No hemisfério norte, o equinócio de outono significa que o Sol vai continuar a ‘cair’ no horizonte até ao inverno. Isto significa que as noites vão tornar-se mais longas do que os dias.

O cenário inverte-se com o aproximar da primavera , quando os dias começam a recuperar tempo às noites. E, na linha do equador, ambos vão durar 12 horas no próximo equinócio da primavera.

As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos trópicos (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não se encaixa necessariamente no mesmo dia.

O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e seis horas. Assim num ano comum (365 dias), a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior.

Ao longo de cada sequência de três anos comuns as datas tendem a adiantar-se um pouco menos de seis horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso, devido à intercalação do dia 29 de fevereiro.

Também se verifica que, a cada ciclo de quatro anos, os equinócios tendem a atrasar-se. Isto implica que, ao longo do mesmo século, as datas dos equinócios tendam a ocorrer cada vez mais cedo.

No século XXI só houve dois anos em que o equinócio de março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007); nos restantes, tem sido a 20 de março.

A partir de 2044, pode haver anos em que o equinócio aconteça a 19 de março.

Em destaque

Subir