Tecnologia

Solstício de inverno, o dia em que a luz do dia começa a derrotar as trevas

soldoodle solisticio inverno{loadposition inline}Solstício de inverno, fenómeno astronómico que marca o início do inverno, às 17h11, é assinalado com um google doodle. É o dia mais pequeno do ano, com o Sol a nascer antes das 8h00 e a pôr-se àquela hora. O Solstício de dezembro ocorre, por regra, a 22 de dezembro no hemisfério norte e a 21 de junho no hemisfério sul, mas não é fixo no calendário gregoriano, dependendo do ano tropical da Terra, até porque esse calendário não tem um número exato de dias.

Hoje, assinala-se o Solstício de inverno, que abre as portas ao inverno e marca a despedida do outono. Às 17h11, dá-se o Solstício de dezembro, fenómeno astronómico que a Google ‘celebra’, com um doodle alusivo à estação do ano, no dia mais pequeno do ano, com o Sol a nascer antes das 8h00 e a pôr-se às 17h11.

O solstício assinala o preciso momento em que os dias invertem a lógica de redução de exposição solar, no hemisfério norte, e começam de novo a ter mais horas de Sol. Aquilo a que normalmente se chama “dias maiores”.

Este aumento da exposição solar está relacionado com a inclinação do eixo da Terra, que a coloca numa posição onde, neste hemisfério, as noites diminuem. No solstício de dezembro, os raios atingem maior inclinação, estando mais próximos da linha do horizonte, o que interfere na exposição solar.

Há uma relação entre a celebração do Natal e o Solstício de inverno, já que esta festa natalícia representava o momento em que a luz do dia vencia as trevas da noite. E por isso este solstício ganhou grande relevância na história da Humanidade, havendo mesmo monumentos megalíticos voltados para o solstício.

Por exemplo, o Stonehenge (alinhamento megalítico da Idade do Bronze, localizado em Inglaterra) foi construído para estar orientado para o pôr do sol do solstício de inverno e nascer do sol do solstício de verão.

Diversos países e regiões em particular – mesmo nos países onde o solstício não merece grande destaque – celebram este dia com as chamadas ‘festas do Solstício de inverno’.

Mas há exceções. Por exemplo, no calendário chinês, o Solstício de inverno é considerada uma data de extrema importância, sendo festejada a passagem de ano.

Já os romanos assinalavam o fenómeno com festivais que eram extremamente populares. O solstício era a Saturnália, numa homenagem ao deus Saturno. Segundo os romanos, o deus persa Mitra nasceu durante o solstício de inverno, o que levou a que este dia fosse de festa. Há outros deuses associados ao Sol que eram celebrados no solstício de dezembro.

Ao longo dos tempos, a tradição foi sendo perdida e este fenómeno ficou associado apenas à dimensão dos dias e à entrada do inverno. Aliás, o doodle da Google é representativo desta segunda realidade: a palavra ‘google’ ganha forma graças a um cachecol que duas mãos incansáveis criam no principal motor de busca do mundo.

No hemisfério norte, a partir de hoje, os dias começam a crescer, sendo que a 21 de junho – dia do Solstício de verão – ocorre o inverso. E aquele dia é o maior do ano, sempre numa análise ao hemisfério norte.

O que é um doodle?

No maior motor de busca do mundo, diariamente surgem novos ‘doodles’, que não são mais do que esboços, desenhos, caricaturas ou aplicações interativas que, através da imagem, recordam factos ou pessoas. Hoje, dedica-se um ao solstício de inverno.

Mas a expressão ‘doodle’ não foi criada pela Google (apesar da semelhança do vocábulo, em termos de grafia e fonética). Doodles são desenhos ou esboços, feitos quando uma pessoa pretende distrair-se, ou ocupar algum tempo livre.

Etimologicamente, a palavra ‘doodle’ tem duas origens: americana e britânica. Os americanos utilizam-na desde o século XVII, para chamar “tolo” ou “simplório”, como variante da palavra alemã “Dödel”.

Já a origem inglesa reporta-se à Guerra Revolucionária Americana, quando as tropas coloniais britânicas cantavam “Yankee Doodle”. Aqui, ‘doodle’ tinha uma significado pejorativo e significa “fazer de tolo”.

Mais tarde, a partir de 1930, a expressão alterou o sentido e passou a estar relacionada com “ócio”, o que vem de encontro aos criativos desenhos durante uma aula, ou mesmo ao modo original que a Google encontrou para assinalar datas e homenagear pessoas ou efemérides. No dia 21 de dezembro de 2013, a Google dedica um doodle ao solstício de inverno.

Em destaque

Subir