Nas Notícias

Doodle assinala Dia da Criança e lembra que princípios da efeméride estão por cumprir

doodle dia crianca A 1 de junho, festeja-se o Dia da Criança, assinalado com um google doodle. O Dia Mundial da Criança teve a génese no pós-guerra, num mundo flagelado, em termos sociais e humanitários, que quis defender as crianças dessa destruição. Por iniciativa da Federação Democrática Internacional das Mulheres, nasce a o Dia da Criança.

Festeja-se a 1 de junho o Dia Mundial da Criança, facto assinalado com um google doodle que transporta os milhares de milhões de cibernautas para esta efeméride, que teve origem num mundo flagelado.

Para proteger as crianças, surge a comemoração. Porém, mais de meio século depois, há princípios por cumprir. E nesse sentido a celebração do Dia da Criança tem espírito renovado, a cada ano que passa.

“A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes”.

É um dos princípios estabelecidos na Declaração dos Direitos da Criança, proclamada por Resolução da Assembleia Geral de 20 de novembro de 1959 da Unicef. E uma das provas de que a Declaração Universal continua por cumprir, mais de 50 anos depois de ter sido criada.

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Criança e é tempo de refletir sobre os direitos das crianças, que continuam a passar fome, mesmo nos países desenvolvidos. A Unicef revelou que há 30 milhões de crianças em extrema dificuldade, nos países ditos desenvolvidos.

E por isso o Dia da Criança deve ser celebrado, ainda que as repetidas celebrações do 1 de junho não tenham conduzido ainda ao cumprimento de todos os princípios da Declaração Universal.

O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças, em celebração da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança. No entanto, a data efetiva de comemoração estabelecida em quase todo o mundo é 1 de junho, uma vez que maio homenageia Maria, mãe de Jesus.

Neste dia 1 de junho, em 1945, na II Guerra Mundial, os Aliados bombardeiam Osaka, a segunda cidade do Japão, arrasada com 6110 toneladas de explosivos lançados por bombardeios B-29, no mesmo ano em que a mesma cidade fora destruída, por idêntico ataque, três meses antes.

E foi precisamente este conflito mundial que esteve na origem da celebração do Dia Mundial da Criança. Após esta guerra, com a Europa destruída, um grupo de países da Organização das Nações Unidas começa a reconstrução social e humanitária, com a criação de instituições como a Unicef, de proteção das crianças.

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs à ONU a definição de um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Era a génese do Dia Mundial da Criança, que começou a ser celebrado em 1950.

E continua a sê-lo de formas diferentes e originais como um doodle, para que a efeméride não deixe nenhum criança esquecida.

Em destaque

Subir