Mundo

Donald Tusk diz que comparar UE e União Soviética é insensato e insultuoso

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, considerou hoje que comparar a União Europeia com a União Soviética, como fez o chefe da diplomacia britânica, Jeremy Hunt, “é tão insensato como insultuoso”.

“A União Soviética tinha a ver com prisões e ‘gulags’, fronteiras e muros, violência contra os cidadãos e os vizinhos”, disse Donald Tusk numa conferência de imprensa com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.

“A União Europeia tem a ver com liberdade e direitos humanos, prosperidade e paz, viver sem medo. Tem a ver com democracia e pluralismo, com um continente sem fronteiras nem muros”, acrescentou.

Tusk, que é polaco, disse que passou “metade da vida no bloco soviético”, pelo que sabe do que fala quando recusa as declarações de Jeremy Hunt.

Ao discursar no congresso do Partido Conservador, no domingo em Birmingham, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico acusou a UE de querer castigar o Reino Unido pelo Brexit para “manter o clube unido”.

“O que aconteceu à confiança e aos ideais do sonho europeu? A UE foi criada para proteger a liberdade. Era a União Soviética que impedia as pessoas de sair”, disse, citado pela BBC.

Em destaque

Subir