Mundo

Donald Trump mente cinco vezes por dia

Um jornal acusado por Donald Trump de fabricar notícias falsas (‘fake news’) cruzou as declarações públicas do Presidente dos EUA com a realidade e obteve um resultado impressionante. Trump mentiu mais de mil vezes nos 214 dias do mandato, a um ritmo de cinco ‘inverdades’ por dia.

Apresentando as contas com uma infografia detalhada, o Washington Post contabilizou as afirmações que se revelaram verdadeiras e os “factos alternativos” (a outra expressão de Trump para as ‘fake news’) e refere que, nos 214 dias de Presidência, o chefe de Estado proferiu publicamente 1057 mentiras.

“É um número impressionante para qualquer padrão”, comentou a direção do jornal, justificando o atraso na publicação deste minucioso trabalho: “Temos estado muito ocupados a tentar acompanhar o dilúvio de afirmações feitas pelo Presidente no fim de julho”.

Além de chegar à “média de cinco mentiras por dia”, o Washington Post precisa ainda que “muitas são repetições de afirmações que já fizera antes”, acusando Donald Trump de reincidir nas mentiras para que se tornem verdade.

É o caso da promessa do fim do programa de saúde deixado por Barack Obama e que o Presidente prometeu encerrar. “Disse desde o início, deixem o Obamacare implodir, e depois se verá. Acabei por ter razão. Deixem o Obamacare implodir”, disse Trump em 50 ocasiões diferentes entre 25 de janeiro (a primeira vez) e 28 de julho (a mais recente).

A infografia do Washington Post cita ainda os casos em que Donald Trump se desmentiu, como é o caso da retirada das tropas norte-americanas do Iraque, que defendeu em 2007 e criticou no passado dia 21 de agosto. “Saímos apressada e erradamente do Iraque”, diz, por volta dos 45 segundos:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=9ADWDAYB9WSX

Em destaque

Subir