Mundo

Donald Trump e emir do Kuwait vão discutir comércio, investimento e segurança

O emir do Kuwait, Sabah al Ahmed al Sabah, chega na próxima quarta-feira a Washington para discutir com o Presidente norte-americano “comércio, investimento e cooperação em questões de segurança”, informou na sexta-feira a Casa Branca.

O anúncio foi feito em comunicado pela porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, que não adiantou mais detalhes sobre a reunião.

É provável, no entanto, que esteja em agenda a crise diplomática e o bloqueio comercial ao Qatar, que dura há mais de um ano, de acordo com a agência noticiosa Efe.

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Egito e o Bahrein cortaram relações com o pequeno emirado do Golfo Pérsico em junho de 2017, acusando-o de apoiar o terrorismo.

Desde então, os Estados Unidos, que têm uma das suas principais bases militares naquela região do Médio Oriente, tentaram promover uma solução para o conflito, com a mediação do Kuwait, mas sem sucesso.

No início da crise diplomática, Trump parecia apoiar a posição da Arábia Saudita e exigiu ao Qatar que parasse de “financiar o terrorismo”, uma exortação que abalou as tentativas do Departamento de Estado de adotar uma posição neutra na crise.

Em destaque

Subir