Nas Notícias

Dois milhões de euros para concentrar serviços da Proteção Civil em Vila Real

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, anunciou este domingo um investimento de dois milhões de euros na construção do Centro de Proteção Civil, onde serão concentrados os serviços distritais, municipais e elementos da GNR.

A discursar durante a cerimónia que marca o 121.º aniversário dos bombeiros da Cruz Branca, o autarca sublinhou que o investimento tem como objetivo criar “melhores condições para que todos os agentes de proteção civil da região possam fazer o seu trabalho”.

O projeto conta com a construção de dois novos edifícios e com a melhoria da estrutura de entrada e saída de passageiros do aeródromo municipal de Vila Real.

Desta forma, Rui Santos espera conseguir uma “solução definitiva” para o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), atualmente instalado no antigo Governo Civil, e para as equipas do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, que estão colocados no aeródromo de Vila Real.

O autarca indicou ainda que a obra deverá ficar concluído no espaço de um ano, que terá lugar junto ao aeródromo e que também reunirá os serviços municipais de Proteção Civil.

Até ao final deste mês, referiu, será lançado o aviso de abertura de candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), seguindo-se o concurso público e o início das obras.

“Este compromisso que assumimos com os bombeiros, agentes de proteção civil e toda a comunidade será uma realidade dentro de pouco tempo”, sublinhou.

No 121.º aniversário dos bombeiros da Cruz Branca, este domingo, a corporação fez a benção de duas viaturas que vão reforçar a sua capacidade de resposta, nomeadamente uma ambulância e um camião de transporte de água.

Durante o ano de 2017, esta corporação respondeu a 4100 ocorrências, a grande maioria relacionada com incêndios.

Esta é também uma das corporações principais na intervenção ao Túnel do Marão.

Em destaque

Subir