Nas Notícias

Dois meses deitado em troca de 16 mil euros. Está interessado?

Uma equipa de cientistas do Instituto Espacial de Medicina e Fisiologia de Toulouse (Medes), em França, está a fazer um recrutamento urgente: voluntários disponíveis para permanecer 60 dias deitados numa cama, mediante o pagamento de 16 mil euros. A experiência é financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA) e decorre entre setembro e final de dezembro de 2017 e pretende simular a ausência de gravidade.

O Instituto Espacial de Medicina e Fisiologia de Toulouse (Medes) está à procura de voluntários que preencham os seguintes requisitos: homens saudáveis, com idade entre os 20 e os 45 anos, não fumadores, sem alergias ou restrições alimentares e que tenham o hábito de praticar desporto.

Se reúne estas características, saiba que está habilitado a participar num estudo de gravidade simulada, financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA),  em que terá de permanecer deitado durante 60 dias, entre setembro e dezembro de 2017, sendo que a experiência dura 88 dias.

O objetivo é simular a ausência de gravidade na Estação Espacial Internacional.

Os interessados em participar nesta experiência, que decorrerá em Toulouse, devem entrar em contacto “o mais rapidamente possível” secção de recrutamento da Medes, ou preencher um formulário disponível online. Veja este link.

“Nas primeiras duas semanas, os cientistas farão testes com os voluntários, que irão ficar 60 dias na cama. Durante estes dois meses, os candidatos ficarão com a cabeça ligeiramente inclinada”, explica Artaud Beck, coordenador do estudo, em declarações ao jornal francês 20 Minutes.

Esta pesquisa tem um nome curioso (‘Cocktail’) e a primeira fase teve início em janeiro passado, com 10 pessoas que foram submetidas ao mesmo teste: ficaram deitadas durante 60 dias.

Ainda que possa parecer atrativa, sobretudo pela remuneração, a experiência implica algumas regras. Os voluntários do terão de comer, tomar banho e fazer as necessidades deitados.

A sensação nesse período será semelhante à que enfrentam os astronautas, em perda de gravidade, com perda de densidade óssea e muscular. Por 16 mil euros, teria de ser complicado…

Em destaque

Subir