Mundo

Dois jornalistas do The Sun terão tentado suicídio com receio das investigações

rupert_murdoch1Dois jornalistas do The Sun foram internados após alegada tentativa de suicídio. Os repórteres terão tentado pôr termo à vida, em consequência da ação da polícia, que intensificou a investigação sobre práticas ilegais no exercício da atividade dos repórteres do jornal de Rupert Murdoch.

A imprensa inglesa dá conta de uma tentativa de suicídio, levada a cabo por dois jornalistas do The Sun. Os repórteres do jornal britânico terão receado as investigações da polícia, que pretende descobrir alegadas práticas corruptas no exercício da atividade de jornalismo no jornal.

Recorde-se que onze jornalistas do The Sun foram presos, por suspeitas de pagamento em troca de informações, num caso que envolve polícias e elementos das forças armadas. Este escândalo levou o magnata Rupert Murdoch, proprietário do jornal, a regressar a Londres para gerir a publicação e lidar com esta situação de ética que abala a publicação.

O relacionamento entre os jornalistas da redação do The Sun e empresa proprietária do jornal, a News Corp, está a deteriorar-se, sobretudo depois do apoio que a empresa está a dar à Scotland Yard. Os jornalistas reagiram mal e dizem-se “traídos”. Dois terão tentado o suicídio.

Esta alegada tentativa de suicídio estará relacionada com a investigação policial. Os jornalistas terão receado pelas diligências das autoridades e tentaram matar-se. Foram transportados para o hospital, onde evoluem de forma favorável.

Akers Sue, responsável da polícia que está a conduzir a investigação, tem cada vez mais certezas sobre a prática de suborno feita por jornalistas. Havia no The Sun uma cultura de pagamentos a uma rede de funcionários públicos, para obter informações privadas e produzir notícias.

Há provas de contactos e pagamentos, que eram feitos pelos jornalistas de forma recorrente. No total, 30 jornalistas foram detidos, no âmbito desta investigação.

Em destaque

Subir