Categorias: CulturaNas Notícias

Dois bailarinos portugueses competem hoje no Prix de Lausanne 2019

Os bailarinos portugueses Joana Senra e António Ferreira participam hoje na 47.ª edição do Prix de Lausanne, na Suíça, competição internacional de bailado que termina no domingo.

De acordo com o sítio ‘online’ do prémio, que teve início no dia 03 de fevereiro, as provas de seleção para as finais – que decorrem no sábado – realizam-se hoje, durante todo o dia.

O júri do prémio selecionou um total de 80 bailarinos – 44 raparigas e 36 rapazes – entre 363 candidatos de 40 países, para participar nesta edição de 2019.

Ambos os bailarinos portugueses são alunos da Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), em Lisboa, de onde foi selecionado um terceiro bailarino, José Pedro Costa, entre os dez candidatos provenientes de Portugal.

Contactada pela agência Lusa, fonte da EDCN indicou que José Pedro Costa acabou por desistir do concurso, por ter sofrido uma lesão.

No quadro dos candidatos selecionados constam ainda seis de nacionalidade brasileira: João Da Silva, da Ballet Vórtice, Nathan Fernandes da Fonseca, do Studio Arte Dança, Glayson Mendes, do Ballet Marcia Sampaio, Vítor Oliveira Pires, da Companhia Circuito de Danças Clássicas Jolles Salles, Thiago Victor Santana, da Escola do Teatro Bolshoi, todas no Brasil, e ainda Gabriel Figueiredo, da John Cranko School, na Alemanha.

O júri da edição deste ano é composto pelo presidente da Carlos Acosta International Dance Foundation, Carlos Acosta, pelo vice-presidente da organização, Iván Gil-Ortega, por Julio Bocca, ex-bailarino principal do American Ballet Theatre, e também professor, Gillian Murphy, bailarino principal do American Ballet Theatre, Madeleine Onne, diretora artística do Finnish National Ballet, Garry Trinder, diretor da New Zealand School of Dance, Éric Vu-An, diretor artístico do Ballet Nice Méditerranée, Samuel Wuersten, diretor do Holland Dance Festival, e Miyako Yoshida, consultora artística da Companhia Nacional de Bailado do Japão.

O Prix de Lausanne, um dos mais importantes galardões dedicados à dança, foi criado em 1973, e é gerido pela Fondation en Faveur de l’Art Chorégraphique.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ArtesDança

Artigos relacionados

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias