Cultura

Dois álbuns clássicos de Paul McCartney reeditados a 2 de outubro

Paul_McCartney_900

Os primeiros discos que Paul McCartney lançou após a dissolução dos Wings, os muito aclamados ‘Tug of War’ e ‘Pipes for Peace’, gravados com George Martin, o mítico produtor dos Beatles, juntam-se à série de reedições Archive Collection que o músico britânico tem encetado em torno da sua obra.

Os discos serão reeditados em diversos formatos, sendo que cada um deles revelará pela primeira vez uma série de gravações que McCartney deixou na gaveta.

‘Tug of War’, do qual consta o dueto que gravou com Stevie Wonder, ‘Ebony and Ivory’, e o tributo a John Lennon, em ‘Here Today’, terá uma edição de dois CD com o álbum original inteiramente remisturado e um segundo disco com oito demos nunca editadas até hoje.

Já a edição Deluxe junta a estes dois discos um terceiro com a mistura original de 1982 e um DVD que, além dos telediscos dos singles de ‘Tug of War’, conta ainda com o documentário ‘Fly TIA – Bhind the Scenes on Take It Away’, no qual se mostram imagens de arquivo até hoje inéditas.

Esta mesma edição vem acompanhada de um livro de 112 páginas e um álbum de recortes com 64 páginas. Será ainda lançada uma muito limitada edição Super Deluxe com uma mala de acrílico e cinco cópias de fotografias numeradas à mão, pertencentes ao arquivo de Linda McCartney.

‘Pipes for Peace’ também voltará ao mercado em diversos formatos e com muitas novidades. A edição especial com dois CD conta com um primeiro disco com uma nova remasterização do quarto álbum de estúdio de Paul McCartney e um segundo disco onde estão incluídas a canção inédita ‘Christian Bop’, uma mão cheia de demos nunca editadas, uma remistura do tema ‘Say Say Say’ por Spike Stent e raridades como ‘It´s Not On’ ou ‘Simple As That’.

Por sua vez, a edição Deluxe traz um DVD com vídeos nunca até hoje editados do arquivo fílmico de McCartney, além dos telediscos para os três singles retirados deste álbum. Esta mesma edição conta com um livro de 112 páginas e um segundo livro de 64 páginas que traça um retrato dos bastidores das gravações do teledisco de ‘Pipes for Peace’.

Os dois álbuns, e respetivos discos bónus, serão ainda reeditados em vinil de 180 gramas, além de serem também lançados em formato digital, com uma qualidade sonora de alta resolução.

Em destaque

Subir