Categorias: Nas Notícias

Doidos pelo Facebook: 95 por cento dos portugueses tem conta na rede social, indica Marktest

Inquérito ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, da Marktest, revela que 95 por cento dos portugueses tem conta no Facebook e dedicam, em média, 88 minutos diários às redes sociais. O uso destes espaços é assumido como um hábito diário. Os inquiridos da Marktest têm idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.

Redes sociais como Facebook, Hi5 e Twitter são parte da vida dos portugueses, facto comprovado com os números do estudo da Marktest, divulgado hoje. De acordo com a pesquisa ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, a média diária que cada português dedica àqueles espaços atinge uma média de 88 minutos por dia, ao que corresponde o tempo total de 22 dias por ano.

A hora do dia em que os portugueses costumam ligar-se às redes é, por regra, após o horário de trabalho ou escolar. Há 46 por cento de inquiridos que revelam também que recorrem às redes sociais por inúmeras vezes, ao longo do dia, sendo que três em cada quatro portugueses liga-se mais do que uma vez por dia.

O tempo dedicado varia entre os 30 minutos que 39 por cento assume dedicar às redes sociais e mais de duas horas, segundo 15,2 por cento. Pelo meio, há 25,1 por cento que está ligado entre 30 minutos a uma hora e outros 20,7 por cento que assume usar as redes entre uma e duas horas.

A pesquisa da Marktest revela ainda que a esmagadora maioria dos portugueses tem uma conta no Facebook: 95 por cento. Este dado é revelador de outro dado: a rede de Mark Zuckerberg é a que impera, em Portugal.

Mais de nove em cada dez dos inquiridos indicam que tem uma conta nesta rede social, à qual acedem pelo menos uma vez por dia. A média de ‘amigos’ é 316 por cada utilizador.

Já o Hi5 (outrora a rede social mais popular em Portugal) cativa apenas 3,9 por cento dos entrevistados, enquanto o Twitter envolve apenas dois por cento.

Ao contrário do que se possa pensar, não são os smartphones ou os tablets que dominam, no que diz respeito ao aparelho de acesso às redes sociais. No topo estão os computadores portáteis e os de secretária.

Este estudo da Marktest foi realizado no mês de setembro de 2012, sendo que 826 pessoas foram inquiridas. O estudo deixou de fora pessoas com mais de 65 anos e menos de 15.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias