Nas Notícias

Doentes internados em macas no Hospital Santa Maria em Lisboa

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, está a internar doentes em macas por causa da falta de camas nas enfermarias.

Ao jornal Expresso, a administração do hospital – um dos maiores de Portugal – não nega este cenário de sobrelotação. Porém, garantem que os doentes internados em macas estão sob observação de médico e de enfermeiro.

“Nos serviços de Medicina, por vezes, aguardam vaga para cama, o que acontece, por norma, entre 24 a 48 horas, ficando sempre sob a responsabilidade de um médico e de um enfermeiro durante todo o internamento”, explica o gabinete de comunicação do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN) do qual o Hospital Santa Maria faz parte.

“No Serviço de Urgência, o CHLN tem como princípio que o doente permaneça apenas o tempo estritamente necessário para a sua estabilização, o que acontece normalmente por um período inferior a 24 horas”.

O Hospital de Santa Maria sublinha ainda que, apesar desta situação, tal cenário “não interfere no processo assistencial que este centro hospitalar presta”.

Ao Expresso, o hospital nota um aumento da procura por parte dos doentes face ao vírus da gripe.

“O CHLN registou nos últimos 15 dias um aumento significativo de afluência ao Serviço de Urgência Central face ao ano passado, sobretudo relacionado com o inicio do período gripal e com a liberdade de escolha instituída no nosso SNS.”

Em destaque

Subir