Nas Notícias

Fármaco para a esclerose múltipla mereceu aprovação do Infarmed

escleroseO Infarmed aprovou o primeiro medicamento oral para a esclerose múltipla, doença que até aora tinha apenas terapêutica por injeção. O medicamento mereceu aprovação da autoridade reguladora.

Os doentes que padeçam de esclerose múltipla já podem ter acesso a mais uma opção terapêutica. Trata-se de um fármaco cuja substância ativa é o Fingolimod, indicado para o tratamento em doentes com esclerose múltipla.

A presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, Manuela Neves, congratulou-se com mais uma solução neste campo, considerando importante a aprovação por parte da autoridade que regula o setor do medicamento, isto é o Infarmed. “Substituir uma injeção por um comprimido é um grande avanço”, disse Manuela Neves, à Lusa.

Manuela Neves recorda que só os doentes com indicação médica para a toma deste fármaco o poderão fazer, mas acrescenta que este, e principalmente a sua forma de administração (oral), pode facilitar a dia aos portadores desta patologia, que em Portugal afeta cerca de 5000 pessoas.

Segundo informação do laboratório que comercializa o Fingolimod, mais de 30 mil doentes em 55 países já foram tratados com esta terapêutica. Em todo o mundo existem cerca de 2,5 milhões de pessoas com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central.

Em destaque

Subir