Nas Notícias

Doenças respiratórias avaliadas pelo IPO no Dia do Não Fumador

fumarO Instituto Português de Oncologia do (IPO) Porto assinala Dia do Não Fumador, na próxima quinta-feira (17 de novembro) com uma análise às doenças respiratórias. O exame de espirometria permitirá avaliar a capacidade da população e detetar hipotéticos problemas respiratórios.

O IPO do Porto pretende sentir o pulso da população, com um exame que permitirá colher dados sobre o estado da população e encontrar potenciais problemas respiratórios. Profissionais de saúde levarão a cabo um exame chamado “espirometria”, através do qual se descobrem patologias pulmonares.

Esta ação decorrerá no Dia do Não Fumador, que se assinala a 17 de novembro. Em Portugal, o tabaco continua a constituir um problema de saúde pública. O IPO do Porto recebeu, durante o ano passado, mais de 500 pacientes com problemas de cancro provocados pelo tabaco.

Um relatório divulgado pela Direção-Geral de Saúde revela que em 2009 morreram cerca de 12500 portugueses, vítimas de doenças associadas ao tabagismo, o que representa uma média diária de 34 mortos.

Durante o mês de novembro diversos países concentram-se nas doenças do pulmão, quer estejam associadas, ou não, ao tabaco. E de diversos países do mundo surgem notícias animadoras e… curiosas.

Recentemente, uma experiência feita na Alemanha, que consistiu no treino para encontrar compostos deste cancro, permitiu perceber que os cães conseguem detetar uma alta percentagem de casos de doença.

Em destaque

Subir