Nas Notícias

Doença de Huntington: Petição chega ao Parlamento para a marcação de dia evocativo

Uma petição, promovida pela Associação Portuguesa dos Doentes de Huntington (APDH), chega hoje ao Parlamento para que os deputados marquem um dia evocativo da doença de Huntington. A nível internacional, esta condição é evocada a 15 de junho de cada ano.

A doença de Huntington é uma doença hereditária, rara e degenerativa do cérebro cujas consequências não se limitam ao portador.

Como destaca a petição da APDH, “os doentes são muitas vezes ostracizados pela família primeiro e pela sociedade depois, ficando esquecidos em hospitais psiquiátricos”.

É nesse sentido que a associação apela à Assembleia da República para que Portugal se associe, anualmente, à evocação do Dia de Huntington, que a 15 de junho de cada ano “chama a atenção para esta doença”.

O Huntington, de diagnóstico tardio, apresenta como sintomas movimentos involuntários, bruscos e irregulares, défice cognitivo, perda progressiva da memória, depressão, agressividade, perturbações do sono, dificuldade na fala, dificuldade na deglutição e rigidez muscular.

A APDH calcula que a doença afete cerca de 8000 pessoas em Portugal.

“É urgente alertar e sensibilizar a sociedade para esta doença e para a sua compreensão, para que os doentes, já penalizados por esta grave enfermidade, sejam vistos com tolerância e se sintam tratados com a dignidade merecida”, argumentou a presidente da APDH, Helena Soares.

Um dos signatários da petição foi o cardeal patriarca, Manuel Clemente.

A doença tem o nome do médico que a descreveu, no ano de 1872: George Huntington.

Em destaque

Subir