Nas Notícias

Doença de juíza suspende Face Oculta: 12.ª sessão adiada para 13 de dezembro

juizA 12.ª sessão do julgamento do caso Face Oculta foi adiada, pelo Tribunal de Aveiro. O coletivo de juízes ficou privado de um elemento, que padece de doença. O processo será retomado dentro de 15 dias, a 13 de dezembro, com a audição do inspetor da Polícia Judiciária, Rui Carvalho.

A doença de uma juíza – um dos elementos que compõem o coletivo de juízes – obrigou ao adiamento do julgamento, que amanhã seria retomado, com a audição de Rui Carvalho. O Tribunal de Aveiro informou de que a 12.ª sessão decorrerá dentro de 15 dias, sendo retomada a audição do inspetor.

Depois de a sessão de quinta-feira ter sido cancelada devido à greve, o julgamento do caso Face Oculta foi retomado na sexta-feira, com a inquirição de Rui Carvalho, ouvido na condição de testemunha de acusação. Amanhã, Rui Carvalho continuaria a prestar declarações, como testemunha de acusação.

Na sexta-feira, Rui Carvalho fizera algumas revelações. A principal foi a decisão da Polícia Judiciária, que colocou o telemóvel de Vara sob escuta depois de um almoço entre o ex-ministro socialista e Godinho, em Vinhais, no qual Godinho, principal arguido no processo, ofereceu a propalada caixa de robalos a Armando Vara. Esse almoço, a 7 fevereiro de 2009, foi classificado por Rui Carvalho como “anormal”.

Por seu turno, Artur Marques, advogado de Manuel Godinho, considerou que o testemunho de Rui Carvalho não trouxe nada se significativo ao julgamento. “O investigador da Polícia Judiciária não acrescenta nenhuma novidade ao que já constava no processo, o que não surpreende”, afirmou Artur Marques, à porta da sala de audiências. Segundo o causídico, parte do depoimento do inspetor foi “absolutamente ridícula”.

O julgamento do Face Oculta começou após mais de dois anos de fase processual. O caso envolve 36 arguidos e está relacionado com alegados casos de corrupção, crimes de burla, branqueamento de capitais e tráfico de influências, para favorecer o empresário Manuel Godinho, em diversos concursos públicos. Segundo o Ministério Público, o Estado terá sido lesado em cerca de 5,6 milhões de euros, em virtude de uma alegada rede tentacular.

Leia toda a informação sobre as primeiras 10 sessões do julgamento do caso Face Oculta

Em destaque

Subir