Desporto

Divulgadas novas escutas sobre alegado aliciamento a jogadores

Novas mensagens associadas ao Sporting, que indiciam corrupção, foram divulgadas nesta quinta-feira. “Se o Luís não fizesse penálti, eu fazia penálti”, terá dito um jogador do Desportivo das Aves. Também no encontro com o Tondela terá havido atletas contactados para facilitar vitórias leoninas.

A CMTV divulgou nesta quinta-feira novas mensagens e telefonemas entre Paulo Silva e João Gonçalves, alegadamente intermediários num esquema de corrupção para favorecer o Sporting.

Em causa estão os jogos com o Desportivo das Aves e Tondela. Nesses diálogos, os intermediários – supostamente ao serviço do Sporting – discutem estratégias para falar com jogadores específicos, que aceitaram ‘vender-se’, facilitando vitórias do clube de Alvalade.

“Já falei com o rapaz (…) e perguntei-lhe: ‘então, pá? Podias ter feito mais alguma coisa’. E ele: ‘Ó cara, como posso fazer mais alguma coisa? Eu tinha dito que não ia dar escandaleira. Fiz o possível. Alheei-me do jogo muita vez, fiz uma falta que podia ter dado golo. E se o ***** não tem feito penálti eu fazia o penálti’”, conta o intermediário Paulo Silva.

“Não sei o que querem mais. Só se for meter a bola com a mão dentro da baliza”.

Nas conversas publicadas hoje, Paulo Silva e João Gonçalves esgrimem argumentos sobre atuações de jogadores, falando do descontentamento do “chefe”, que a CMTV revela ser a forma como André Geraldes era tratado, para não ser identificado.

Nessas conversas, são assumidas tentativas de aliciamento a jogadores de futebol, algumas delas concretizadas, outras com negas dos jogadores e outras ainda com atletas que se arrependeram, entre o acordo para combinar resultados e os respetivos jogos.

Um jogador do Desportivo de Chaves terá recusado ser corrompido, neste esquema.

Nas mensagens trocadas entre Paulo Silva e João Gonçalves há discussões acesas, porque os jogadores que teriam sido comprados não manifestarem sinais de estar a ajudar o Sporting.

“O gajo não fez nada!”

“Não me venham dizer que ele não teve influência. Isso não aceito”, reage Paulo Silva.

Em causa está um esquema de alegada corrupção, que já fez quatro detidos: André Geraldes, diretor desportivo do futebol do Sporting, Paulo Silva, João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues.

Em comunicado, a PJ, que realizou buscas em Alvalade, nesta quarta-feira, adianta que a operação ‘Cashball’ envolveu 40 elementos da PJ e incluiu uma dezena de buscas domiciliárias e em Alvalade.

Em destaque

Subir