Categorias: Nas Notícias

Dívida pública recua na zona euro e UE no primeiro trimestre, Portugal mantém 3.ª maior

As dívidas públicas da zona euro e da União Europeia (UE) recuaram no primeiro trimestre do ano face ao período homólogo, mantendo Portugal o terceiro lugar dos países mais endividados, divulgou hoje o Eurostat.

Segundo dados do gabinete estatístico europeu, na zona euro a dívida pública estabeleceu-se nos 85,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), abaixo dos 87,1 por cento do primeiro trimestre de 2018, mas com um ligeiro agravamento face aos 85,1 por cento do PIB registados entre outubro e dezembro últimos.

Na UE, o rácio da dívida foi de 80,7 por cento do PIB, abaixo dos 81,6 por cento homólogos mas superior ao de 80,0 por cento do quarto trimestre de 2018.

Portugal continua a apresentar a terceira maior dívida pública (123,0 por cento do PIB), depois da Grécia (181,9 por cento) e da Itália (134,0 por cento).

Face ao primeiro trimestre de 2018, cinco Estados-membros viram a sua dívida pública agravar-se, 21 registaram uma diminuição, tendo dois mantido o rácio estável (Espanha e Reino Unido).

Os aumentos das dívidas observaram-se em Chipre (12,2 pontos), na Grécia (4,1 pontos), na Letónia (1,7 pontos), Itália (1,0 pontos) e França (0,3 pontos).

As quedas homólogas mais relevantes registaram-se na Eslovénia (7,6 pontos), na Áustria (4,4 pontos) e na Holanda (4,2 pontos).

Na variação trimestral, 12 Estados-membros viram a sua dívida pública aumentar, 13 registaram recuos e em outros três manteve-se estável (Alemanha, Lituânia e Eslováquia).

As maiores subidas trimestrais observaram-se na Bélgica (3,1 pontos), em Chipre (2,5 pontos), Irlanda (2,0 pontos) e Itália (1,9 pontos) e os principais recuos na Suécia (-2,5 pontos), na Eslovénia (-2,3 pontos), na Holanda e Reino Unido (-1,5 pontos cada).

Em Portugal, a dívida pública chegou, no primeiro trimestre, aos 123,0 por cento do PIB, em baixa (-2,4 pontos) face aos 125,5 por cento homólogos mas com um agravamento de 1,5 por cento na comparação com os 121,5 por cento do PIB registados nos últimos três meses de 2018.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Dívida

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias