Economia

Dívida dos bancos portugueses ao BCE supera 60 mil milhões de euros, diz BdP

banco-portugalDe acordo com o Banco de Portugal, a dívida das instituições bancárias portuguesas ao Banco Central Europeu (BCE) já superou os 60 mil milhões de euros. Trata-se de um máximo histórico, que supera valores de maio. Em três meses, a dívida cresceu 4,5 mil milhões de euros.

Os bancos portugueses veem a dívida ao BCE crescer, sendo que o valor total atinge os 60 502 mil milhões de euros, o que representa um máximo histórico, ultrapassando as fasquias de maio, mês em que o valor em dívida também batera recordes.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, pelo Banco de Portugal (BdP), que analisa a dívida de todas as instituições bancárias com sede em Portugal. Este dado representa um novo recorde e permite antever dificuldades acrescidas de financiamento, por parte das instituições bancárias nacionais.

Entre março e julho, segundo o BdP, o valor da dívida dos bancos portugueses ao BCE tem subido. Em março, cifrava-se nos 56 mil milhões de euros. Já em maio a dívida crescera para 58 704 mil milhões, sendo que em julho supera os 60 mil milhões.

Este ritmo de crescimento da dívida deixa perceber a dependência das instituições bancárias e a incapacidade de combater o ‘monstro’ da dívida. Em apenas três meses, a dívida dos bancos lusos ao BCE cresceu mais de 4,5 mil milhões.

Em destaque

Subir