Nas Notícias

“Diversão” custa 1050 euros ao idoso que ligou 6970 vezes para linha SOS

justicaPor “pura diversão”, um homem de 60 anos ligou 6970 vezes, ao longo de seis meses, para a linha de emergência. O homem foi multado em 1050 euros, pelo Tribunal de Braga. As chamadas passaram da “pura diversão” à “vingança” e à fuga à solidão.

Um idoso que ligou repetidamente para a linha SOS foi hoje multado, pelo Tribunal de Braga, em 1050 euros. Os juízes não acharam piada à “pura diversão” do arguido, de 60 anos de idade, e uma juíza aconselho o homem a “deixar destas brincadeiras” e “encontrar outra atividade lúdica para se distrair”.

O tribunal deu como provado que, ao longo de seis meses, o arguido terá feito (pelo menos) 6970 chamadas para o número nacional de emergência por “pura diversão”. Apesar de continuamente alertado pelos operadores, o idoso respondia com expressões insultuosas e, segundo os juízes, “vexatórias e humilhantes”. Foi condenado pelos crimes de abuso e simulação de sinais de perigo na forma continuada (100 dias de multa à taxa diária de 7 euros) e de injúria agravada (70 dias de multa à mesma taxa): em cúmulo jurídico, o tribunal aplicou-lhe 150 dias de multa (mantendo a taxa diária).

O arguido alegou que pensava estar a ligar para o 911, que considerava uma linha informativa de uma operadora de telecomunicações. Em Portugal, o 911, número de emergência nos EUA, encaminha as chamadas para o 112. Entre 2 de julho e 31 de dezembro de 2012, o homem ligou 6970 vezes. Num dia, chegou a efetuar 55 chamadas: começou às 05h00 e terminou quase à meia-noite.

Após a sentença, a advogada de defesa revelou que não vai recorrer. O idoso, serralheiro de profissão e que a Lusa refere ter um discurso marcado pela incoerência, explicou as milhares de chamadas: da primeira vez que ligou, foi “insultado” pelo operador. Entre a “pura diversão” e a “vingança”, passou a ligar sistematicamente. Só no final do discurso admitiu que se sentia sozinho e ligava para ouvir “uma voz amiga”.

Em destaque

Subir