Nas Notícias

Dispensa a fruta no lanche escolar do seu filho?

Agência Zero Fotografia

Agência Zero Fotografia

APCOI lança petição pela implementação do projeto ‘Heróis da Fruta’ em todas as escolas do país.

Garantir o direito à educação alimentar nas escolas portuguesas é a principal reivindicação da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

A APCOI acaba de apresentar a sua nova campanha: uma petição pública para apelar aos professores, educadores de infância e outros profissionais de educação nacionais para implementarem nas suas salas de aula, o modelo pedagógico ‘Heróis da Fruta’, que já garantiu em anos letivos anteriores, um aumento médio de 42 por cento na ingestão de fruta no lanche escolar das crianças participantes.

A petição ‘Fruta nas Escolas’ pretende recolher pelo menos 5 mil assinaturas até 9 de outubro de 2015 através do site frutanasescolas.com e faz parte do lançamento da quinta edição do projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’, que é atualmente a maior iniciativa nacional gratuita de educação para a saúde realizada nos jardins de infância e escolas de 1.º ciclo, tendo já envolvido mais de 183 mil alunos de todos os distritos e regiões autónomas do país.

Porque é que a fruta é tão importante?

A fruta contém nutrientes insubstituíveis e é considerada essencial para uma alimentação saudável pela Organização Mundial de Saúde que recomenda a ingestão de pelo menos três porções por dia.

Contudo, a realidade alimentar das crianças em Portugal é bem diferente: 74,2 por cento não ingere fruta nessa quantidade diariamente. Além disso, a fruta não é a primeira escolha das nossas crianças: 60 por cento come doces e snacks todos os dias.

Este baixo consumo de fruta provoca carências nutricionais e tem efeitos muito negativos para a saúde: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2, logo desde a infância.

A APCOI acredita que ensinar às crianças quais são os hábitos e os alimentos mais saudáveis nas salas de aula é o caminho certo a tomar rumo à prevenção da obesidade, doença crónica que já afeta em Portugal, dois milhões de adultos e uma em cada três crianças.

Em destaque

Subir