Fórmula 1

Diretor da Red Bull elogia Max Verstappen

Para Christian Horner a primeira volta do Grande Prémio da Áustria mostrou um Max Verstappen diferente do começo da temporada.

O holandês foi ‘apertado’ por Kimi Raikkonen na curva quarto do traçado de Spielberg mas retaliou umas curvas mais à frente, com uma manobra que levou o Red Bull # 33 e o Ferrari # 7 a tocarem-se roda com roda. Verstappen viria a ganhar a corrida diante de ‘Ice Man’, regressando aos triunfos após um longo período de ‘jejum’.

O diretor da equipa Red Bull considera que o que aconteceu agora na prova austríaca teria sido bastante diferente se tivesse sido no começo da época, quando Max Verstappen protagonizou uma série de incidentes, devido a alguma agressividade, para muitos atribuída à sua ‘tenra’ idade.

“As margens na Fórmula 1 são tão finas. Viu-se na curva 2 com Kimi e o toque na curva 7. Há algumas corridas teria acontecido um furo, e aqui a história foi diferente. Max teve obviamente um primeiro terço do ano muito duro, e o crédito é todo dele, pois manteve a cabeça fria. Nas últimas três corridas foi terceiro, segundo e primeiro, face a três pilotos impressionantes”, sublinha Horner.

Para o britânico a ultrapassagem a Raikkonen foi “mesmo corajosa”, enquanto o pai de Verstappen, Jos referiu ao Autosport inglês que “este é Max” e que não o vê “diferente do que sempre foi. Isto fá-lo ser grande. É preciso apenas concentrar-se em certas ocasiões”, frisando que o seu filho é “perfeito assim” como foi agora em Spielberg.

A dada altura na prova austríaca, quando Lewis Hamilton não parou em situação de ‘safety car’ virtual, Max Verstappen fê-lo, pelo que os seus pneus tinham bastantes voltas, mas contrariamente a Daniel Ricciardo e mesmo o Campeão do Mundo, não teve problemas com bolhas nos pneus. Christian Horner considera que isso se deveu à forma magistral como o holandês geriu os Pirelli do seu monolugar.

“Max fez um trabalho magistral gerindo os pneus, especialmente nas curvas nove e dez. Ele mantinha o ritmo e as temperaturas sob controlo, especialmente com o pneu traseiro esquerdo. Pudemos ver o começo das bolhas e ele foi capaz de lidar com isso”, destacou o diretor da Red Bull Racing.

Horner não tem dúvidas: “Foi uma condução muito madura da sua parte assegurar que tinha pneus para as últimas 5-10 voltas. A Ferrari provavelmente era melhor do que nós com os pneus e sabia que podia vir para cima de nós na fase final. Mas ele tinha o suficiente para responder ao desafio do final da corrida”.

 

Em destaque

Subir