Mundo

Em direto: Caos em Paris numa manifestação contra Macron

Os franceses saíram às ruas, em Paris, numa manifestação contra as reformas propostas pelo presidente Emmanuel Macron. Há registos de confrontos entre manifestantes e as forças de segurança. Veja o vídeo, com imagens em direto.

Estava prevista uma “quinta-feira negra” para Macron e esse cenário confirmou-se. Este é o primeiro grande desafio do presidente francês, desde que entrou em funções.

Mais de 150 manifestações de professores, profissionais de saúde, controladores de tráfego aéreo, entre outros, estão previstas para França, numa primavera que se prevê quente.

Este descontentamento dos trabalhadores franceses está relacionado com a reforma da Função Pública, que Macron quer aplicar.

Essa reforma prevê a eliminação, até 2022, de 120 mil empregos, o que permitirá uma poupança, nos cofres públicos, de 4500 milhões de euros por ano.

A jornada de luta, que reúne diversos sindicatos, é vista como uma forma de sentir o pulso ao real descontentamento dos trabalhadores relativamente a Macron.

Há registo de diversos incidentes, com a polícia a ter de avançar por diversas vezes contra os manifestantes. Disparos de balas de borracha e cargas policiais serviram para travar arremesso de objetos.

Paris está num verdadeiro caos.

Veja em direto:

Flares & smoke as protests against Macron's reforms are underway in Paris

Flares & smoke as protests against Macron's reforms are underway in Paris

Publicado por RT em Quinta-feira, 22 de Março de 2018

Em destaque

Subir