Nas Notícias

Diretiva operacional diz que alertas devem chegar primeiro à Força Aérea

A Força Aérea deve ser a primeira entidade a saber de um incidente com aeronaves, segundo a diretiva nacional que orienta como devem decorrer as operações, desde o primeiro alerta à investigação das causas.

Na Diretiva Operacional Nacional n.º 4 da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em vigor desde 2013, afirma-se que competem à Navegação Aérea de Portugal (NAV) os serviços de tráfego aéreo em Portugal, a monitorização permanente do espaço aéreo e a deteção de “situações associadas a eventuais acidentes com aeronaves”.

É uma competência partilhada com a Força Aérea Portuguesa e em caso de alerta, estipula-se que “todas as entidades recetoras de um alerta” em caso de possível acidente “informem, em respeito pela cadeia hierárquica própria, pelos meios mais expeditos e no mais curto espaço de tempo” o Centro de Coordenação de Socorro (RCC, na sigla inglesa utilizada) da Força Aérea.

“Importa garantir que o RCC Lisboa é sempre a primeira entidade a ser informada de um incidente ou acidente com uma aeronave. Quando uma outra entidade tem conhecimento de um incidente ou acidente envolvendo uma aeronave deve de imediato garantir a rápida e expedita passagem dessa informação ao RCC Lisboa”, lê-se na diretiva.

No relatório preliminar, hoje divulgado, sobre a queda do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica que matou quatro pessoas em Valongo no domingo, responsabiliza-se a NAV e o CONOR (112) por não terem contactado “com a necessária tempestividade” o RCC “para a identificação de um possível acidente com uma aeronave”

Isso pode ter “comprometido o tempo de resposta dos meios de busca e salvamento”.

Olhando para a fita do tempo no relatório preliminar da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), verifica-se que a NAV começou às 19:21 (26 minutos após o último sinal de radar do helicóptero) a fazer contactos para entidades como a PSP, o aeródromo de destino (Macedo de Cavaleiros) e até os telemóveis da tripulação.

No entanto, a NAV só contactou o RCC às 19:40, 19 minutos depois de começar essa série de chamadas, algumas das quais alegadamente não atendidas pelos Comandos Distritais de Operações de Socorro.

Na diretiva refere-se que depois de informada, a Força Aérea presta “socorro imediato às aeronaves, bem como o salvamento de tripulantes e passageiros, até às operações passarem para a Autoridade Nacional de Proteção Civil, no caso de ser um acidente em terra.

A orientação é que “caberá ao RCC o comando e controlo das operações de busca e salvamento que se desenvolvam fora dos perímetros das infraestruturas aeroportuárias, articulando-se para o efeito com a entidade máxima responsável em matéria de proteção e socorro, sempre que necessário”.

Na diretiva aponta-se que, pelas suas funções de monitorização, é provável que a maioria dos alertas surja a partir da NAV ou da Força Aérea, mas admite-se que pode haver outras fontes: “populares diretamente para o número nacional de emergência, corpos de bombeiros, forças de segurança ou até mesmo as estruturas desconcentradas da ANPC, pese embora estas possam configurar uma exceção”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias