Nas Notícias

‘Direito à Alimentação’: Arranca hoje campanha de apoio a carenciados

Restaurantes desenvolvem campanha ‘Direito à Alimentação’, de apoio a carenciados. Ação solidária, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, pretende garantir a satisfação de uma necessidade básica a muitas famílias, que poderão levantar refeições gratuitas.

‘Direito à Alimentação’ é uma ação solidária destinada a inúmeras famílias que não têm recursos. O nome da campanha resume o seu objetivo: a alimentação é um direito, e por isso alguns restaurantes associaram-se para garantir que o mesmo seja respeitado.

Trata-se da oferta de refeições a famílias carenciadas, que foram identificadas pelos serviços sociais das Câmaras e Juntas de Freguesia dos municípios de Lisboa, Entroncamento e Santa Maria da Feira.

Só em Santa Maria da Feira, há já 30 restaurantes que aderiram à iniciativa, sendo que este número deverá ser alargado, em virtude do interesse manifestado por outros espaços.

A organização da campanha sublinha que não serão fornecidos restos de comida que não foram vendidos, mas refeições com a mesma qualidade daquelas que são servidas aos clientes.

Trata-se de um serviço semelhante à venda de comida para fora, conhecido como ‘take-away’, só que, neste caso, as famílias não pagam. Apenas têm de fazer o levantamento das refeições.

‘Direito à Alimentação’ é realizada pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e vai ser levada a cabo naquelas três cidades, ainda que possa, no futuro, ser alargada a outros municípios, nas próximas semanas.

A campanha, que arranca hoje, tem os apoios do Presidente da República, Cavaco Silva, e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em destaque

Subir